Estudo da Unicamp revela gargalos do turismo

Projeto do Instituto de Economia aponta os gargalos que tornam o turismo brasileiro pouco competitivo

dom, 22/04/2007 - 15h21 | Do Portal do Governo

O governo brasileiro queria saber se o setor de turismo é competitivo, em comparação a outros países onde esta atividade tem peso importante na economia. Não é. Nosso turismo não é competitivo e está longe disso, segundo estudo que acaba de ser entregue ao Ministério do Turismo e que foi coordenado pelo Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit), do Instituto de Economia da Unicamp.

“No Brasil, o turismo ainda é tratado de maneira pouco profissional, visto como atividade meio lúdica, e não como um setor da economia que pode gerar grandes dividendos em termos de emprego e de captação de recursos”, pondera o professor Fernando Sarti, coordenador do projeto de pesquisa “O turismo no Brasil: panorama geral, avaliação da competitividade e propostas de políticas públicas”.

Trata-se de um levantamento inédito pelo fato de avaliar o turismo de forma integrada, apontando os gargalos de uma grande rede que inclui, dentre tantos agentes, os operadores e as agências de viagem, a hotelaria, as empresas de transportes, a tecnologia da informação, o sistema financeiro, o comércio e os serviços, além daqueles responsáveis por assegurar a infra-estrutura – estradas, portos, aeroportos, energia e saneamento básico.

“Distribuímos notas para cada um dos agentes e também estivemos atentos a outras dimensões, como a social (remuneração, escolaridade e rotatividade da mão-de-obra), a ambiental (pensando o crescimento do turismo com sustentabilidade) e a cultural (a fim de que o nosso patrimônio não seja descaracterizado através do turismo de massa)”, explica Fernando Sarti.

O estudo de mais de 3 mil páginas foi discutido detalhadamente em workshops com representantes do governo, da iniciativa privada e dos trabalhadores do setor de turismo. Ele não é o único, havendo outros trabalhos encomendados para subsidiar políticas públicas, como da Universidade de Brasília (UnB), voltado às relações trabalhistas internacionais no turismo, e outro tratando da organização industrial nesta área.

Sarti observa que o Ministério do Turismo tem apenas quatro anos de existência e que até o meio deste ano lançará um segundo plano nacional de turismo. “Antes, tínhamos apenas a Embratur, que se encarregava basicamente de divulgar o Brasil no exterior. O Ministério está saindo agora de um orçamento de R$ 300 milhões para R$ 1,5 bilhão, o que indica que o turismo já é encarado como uma atividade estratégica”.

O PIB do setor de turismo no Brasil foi estimado em US$ 17,4 bilhões em 2004, gerando 2,55% dos empregos e atraindo 8,13% dos investimentos. Já a indústria mundial do turismo, de acordo com a World Travel and Tourism Council (WTTC), movimentou quase US$ 1,3 trilhão em 2004, empregando aproximadamente 76 milhões de pessoas, e deve crescer a uma taxa média anual de 3,2% até 2016.

Competitividade – Para avaliar a competitividade do turismo brasileiro, os pesquisadores compararam o seu desempenho com o de outros 41 países. Um parâmetro adotado foi o crescimento médio de 3,5% do turismo mundial, nos dez anos entre 1994 e 2004: acima desta média, considerou-se o turismo do país dinâmico; abaixo do índice, pouco dinâmico. O segundo parâmetro foi a importância da atividade dentro da economia dos países.

No quadro publicado nesta página, o grupo 1 traz os países com turismo dinâmico, que cresce acima da média e possui grande peso na economia. No grupo 2, os países em que a atividade cresceu acima da média, mas ainda é pouco relevante para a economia. No grupo 3 estão França e Estados Unidos, como exemplos de países onde o turismo, por já ser muito forte, tem dificuldade para acompanhar o crescimento mundial. E, no grupo 4, encontra-se o Brasil, onde o turismo não atingiu a média e pesa pouco no PIB.

Do grupo 1 fazem parte Austrália, Espanha e México, que mereceram estudos de caso dos pesquisadores do Neit, a pedido do governo. “O principal aspecto comum neste grupo, é que em todos os países há uma presença muito forte de turistas estrangeiros. De cada 100 dólares gastos no consumo com turismo, 41 dólares vêm de fora desses países”, informa Fernando Sarti.

De acordo com o pesquisador, há uma tendência de internacionalização da demanda do turismo e o Brasil ainda se mostra aquém deste processo. Enquanto, na média mundial, 20 dólares em cada 100 são gastos por turistas estrangeiros, aqui a proporção é 10 para 100. “Em relação à presença de estrangeiros, o Brasil é o penúltimo dos 42 países analisados, superando apenas o Japão”.

Sem panacéia – Fernando Sarti alerta, contudo, que a atração de turistas estrangeiros não serve como panacéia para propiciar ao país um salto do último para o primeiro grupo. Em sua opinião, a saída imediata não é tentar internacionalizar a demanda, mas antes elevar a capacidade competitiva, fortalecendo a musculatura de um turismo que é em 90% doméstico.

“O caos nos aeroportos mostra que temos problemas sérios de infra-estrutura. Se esta é a situação com a entrada de 5 milhões de turistas estrangeiros por ano, imagine com 20 milhões”, observa o professor. Ele acrescenta que a falta de infra-estrutura impede inclusive a interiorização do turismo doméstico, altamente concentrado nas regiões Sudeste e Sul.

Um dos problemas apontados pelo estudo do Neit está no financiamento do setor, que depende basicamente de recursos públicos, havendo baixíssimo investimento da iniciativa privada. “Além disso, financia-se pouco a demanda. Afora o pagamento das viagens em parcelas, inexistem outros instrumentos em favor do consumidor, como por exemplo, a possibilidade de usar parte do FGTS ou de acumular pontos no cartão de crédito que seriam revertidos para este fim”.

Informação – Outro gargalo, na análise de Fernando Sarti, está na tecnologia de informação, cujo uso intensivo vem mudando a posição dos agentes na cadeia turística. “Antes o turista tinha de ir até a agência e comprar um pacote fechado. Hoje há sites que permitem traçar o roteiro que se quer, escolher o translado de ônibus ou de avião, comprar a entrada de teatro. O turista monta o pacote que lhe interessa, sem os custos da intermediação”.

Ainda assim, segundo o pesquisador, o turismo brasileiro se vende pouco na Internet, que agora é fundamental não apenas como meio de difundir informações, mas também para efetivar negócios. “É comum entrar em sites de hotéis e encontrar textos apenas em português. Também falta conectividade, pois o turista, quando chega, não recebe informações sobre pontos turísticos, roteiros ou serviços de ônibus e de vans”

Sarti informa que o governo está atento a este problema e já firmou convênio com os espanhóis para um projeto visando incrementar serviços de inteligência e de monitoramento das atividades turísticas. “Neste quesito, a Nova Zelândia tem recebido todos os prêmios, com sites que dão um show no atendimento ao turista e também a quem oferta o turismo, explicando como desenvolver novos pontos de atração”.

Regulação – Fernando Sarti também acha imprescindível a implantação de um “código do turismo”, definindo as responsabilidades dos agentes e mecanismos de fiscalização. “Nem a questão das estrelas está regulada. Os hotéis nacionais não seguem o padrão internacional, temendo uma classificação inferior. Isto afeta a credibilidade junto ao turista estrangeiro que paga por um hotel cinco estrelas e encontra um de três”.

O mercado de trabalho é particularmente preocupante. O turismo emprega cerca de 6 milhões de pessoas no Brasil, mas paga menos do que a média de outros setores, o nível de escolaridade é menor e a sazonalidade da atividade resulta em alta rotatividade. “Quem é contratado na alta temporada não é mantido. Além disso, um garçom treinado pelo Senac encontra dificuldade de inserção porque seu salário é maior. Falta formação profissional mesmo para o turismo doméstico”.

Do Jornal da Unicamp

(R.A.)