Estudo da Secretaria de Energia traz perfil de consumo energético dos municípios paulistas

Anuário contribui para o planejamento energético e para a redução das emissões de gás carbônico

qua, 01/08/2012 - 14h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Energia de São Paulo divulgou nesta terça-feira o Anuário Estatístico de Energéticos por Município no Estado de São Paulo (ano base 2011). O levantamento apresenta dados sobre energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo consumidos pelos 645 municípios paulistas.

De acordo com os dados levantados, o Estado de São Paulo apresentou em 2011 um consumo total de  42.462,32 x 103  toe (tonelada de óleo equivalente). Somente a cidade de São Paulo contribuiu com 18,9% desse total. Dos demais municípios que apresentaram grandes consumos energéticos ao longo de 2011, destacam-se Guarulhos, com 6,3%, seguido por Cubatão, com 4,3%, Campinas, com 2,7%, e Santo André, com 1,8% do total estadual.

Além dos dados referentes ao consumo do gás natural, do etanol e do derivados de petróleo, o relatório mapeou as emissões de CO2 por município. O Anuário, que pode ser visto aqui , é uma ferramenta importante para uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis, e serve de referência para a elaboração de planos de desenvolvimento regional.

Do Portal do Governo do Estado