Estudo aponta como reduzir gasto de energia nos trens da CPTM

Apresentação foi feita na quinta-feira, 28, na Semana de Tecnologia Metroferroviária

sex, 31/08/2007 - 11h32 | Do Portal do Governo

Para se ter o controle do consumo de energia é preciso saber como ela é gasta. No caso de uma residência, cuja carga elétrica é fixa, a resposta seria muito simples, mas quando se trata das 1.720 viagens realizadas pelos trens da CPTM, diariamente, a tarefa torna-se bastante complexa.

Mas não impossível para os engenheiros Edson Barbeiro Artibani, Luiz Rogério Prendes e Otávio Ferreira Almeida, da CPTM, que apresentaram na quinta-feira, 28, um estudo sobre o gerenciamento técnico-operacional para minimizar o aumento de demanda de energia elétrica de tração, na 13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Metroferf 2007.

A tese defendida no Curso de Especialização em Tecnologia Metroferroviária, ministrado pela POLI/USP, obteve nota 10 da banca examinadora, no primeiro semestre deste ano. O principal foco do trabalho é identificar como se comporta o consumo de energia dos trens em circulação, cujas cargas são móveis. A finalidade é evitar as pesadas multas por ultrapassagem da demanda energética contratada pela CPTM no Mercado Livre de Energia (modalidade de livre negociação entre geradoras e consumidores).

“Além dos impactos ambientais provocados pelo consumo de energia global, procuramos conhecer melhor o sistema em termos de demanda para podermos tomar as decisões”, explica Otávio. Segundo Luiz Prendes, até então ninguém teve a idéia de fazer a aferição de quanto consome um trem em operação. “O trem é um caso a parte, pois além das cargas móveis também variam as potências, sem contar as ocasiões em que a sinalização obriga a parada das composições em um determinado ponto. O desafio é determinar esses valores”.

Edson Artibani conta que o estudo pegou uma amostra de 1 quilômetro, nas proximidades da Barra Funda, em uma faixa horária específica. “Se fizermos para toda a CPTM, recomendamos um sistema computadorizado”, sugere o engenheiro, que tem a expectativa de ver o projeto ser colocado em prática.

Amanhã é o encerramento da 13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizado no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca. Confira a participação da CPTM na programação abaixo:

31 – Sexta-feira

09h30 às 10h00

Sala 1 – Sistema de Avaliação do Aprendizado de Procedimentos de Operação da Circulação e Controle da CPTM

Com: Geraldo Mariotto (SENAI e CPTM), José Joaquim Teixeira Seixas, Teresinha de Lourdes Martins Ferreira Moreno, Valter Bonezi e Wagner Guanaes Alves, da CPTM

10h00 às 10h30

Sala 1 – Integração com modais não motorizados

Com Reginaldo Assis de Paiva, da CPTM

15h00 às 16h00

Palestra – A expansão e melhoria dos sistemas metroferroviários em São Paulo

Com: Alberto Epifani, da CPTM, e Marcos Kassab, do Metrô-SP.

Da CPTM