Estudantes viram agentes de prevenção de doenças dentro de casa

Parceria da Secretaria da Educação e Instituto Se Toque para treinamento foi anunciada na segunda, 25

ter, 26/06/2007 - 14h11 | Do Portal do Governo

Educação em Saúde Mamária. O tema, a princípio, pode parecer estranho no que diz respeito ao dia-a-dia de uma sala de aula. Mas não é, se levarmos em conta os objetivos do Instituto Se Toque, parceiro da Secretaria da Educação na iniciativa lançada nesta segunda-feira, 25, durante uma videoconferência para 120 educadores das Diretorias de Ensino Campinas Leste o Oeste. A transmissão feita dos estúdios da Rede do Saber, na sede da Secretaria, contou com as presenças da secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado, Monica Serra, idealizadora do Instituto .

A idéia, que já foi implantada com sucesso na rede municipal, é transformar crianças e adolescentes em agentes de mudança dos hábitos de prevenção de doenças como o câncer de mama nas próprias famílias. “O câncer é uma doença que ainda hoje assusta. Mas eu estou aqui na condição de quem teve câncer de mama e se recuperou. A vida às vezes nos dá algumas oportunidades e não podemos desperdiçá-las. Se eu não tivesse feito os exames preventivos anuais não estaria aqui dizendo a vocês que eu tive câncer.”

Maria Lucia lembra que a doença ficou para trás. “Hoje não tenho mais câncer. Passei por uma fase difícil e ela agora está terminando. Vou contar isso como uma história do passado porque eu fui obediente, disciplinada, e no meu caso, o tumor foi percebido logo no começo”, revelou Maria Lucia ao afirmar o quanto a prevenção e o diagnóstico na fase inicial são decisivos no processo de cura.

Bons resultados

Animada com resultados anteriores, Monica Serra explicou a preocupação da mulher em se prevenir passou a ser maior após a implantação da campanha na rede municipal de ensino. “A procura pelo exame de mamografia aumentou em quatro vezes nos locais por onde a iniciativa já passou. Agora nossa idéia está sendo exportada para o Panamá, Costa Rica e Chile”, comemorou a primeira-dama.

Monica Serra também explicou detalhes sobre o Colar da Vida , feito pela designer e presidente do Instituto Se Toque , Rose Benedetti. Trata-se de um colar de pérolas sintéticas, e os diferentes tamanhos das bolinhas estão associados ao grau de periculosidade dos nódulos – detectáveis por meio do auto-exame – e as respectivas chances de cura. A peça será distribuída gratuitamente aos alunos e professores das escolas públicas visitadas pela campanha. “Queremos que as crianças levem o Colar da Vida para casa. Assim as crianças irão sempre se referir ao colar como um símbolo de prevenção, lembrando as mães sobre a importância de se cuidar”, complementou Monica.

Da Secretaria da Educação