Estudantes vão ganhar merenda especial para comemorar o Dia das Crianças

Escolas receberão verba para comprar ou preparar bolos, sorvetes, hambúrguer, cachorro-quente e outros alimentos

sex, 09/10/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação vai oferecer aos alunos de todas as suas 5.400 escolas um cardápio especial em comemoração ao Dia das Crianças. Os alimentos seguirão a preferência dos alunos, mas sempre com qualidade nutricional. As escolas de toda a rede também vão oferecer às crianças uma série de atividades para comemorar a data. “Dia da criança é para ser comemorado com muita alegria, e a escola é o melhor lugar para isso”, afirma o secretário Paulo Renato Souza. 

O cardápio sugerido pela Secretaria da Educação foi preparado por nutricionistas do Departamento de Suprimento Escolar e tem como opções bolos, sorvetes à base de leite, gelatina colorida e queijos, além de cachorro-quente e hambúrguer. 

A iniciativa faz parte do Programa Merenda Escolar, lançado em 2008. O cardápio foi totalmente remodelado e agora são servidos aos cerca de três milhões de alunos do Ensino Fundamental pratos elaborados com alimentos sem gordura trans e baixa concentração de sal. A qualidade é atestada periodicamente por meio de laudos de institutos renomados como o Adolfo Lutz e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No início deste ano, a merenda passou a oferecer barras de cereais sem gordura trans e “super salsichas”, com quelato (um tipo de mineral) e menos sal e gordura. O cuidado com o preparo dos alimentos é total: da escolha dos fornecedores às condições de higiene e preparo das receitas. 

Diversão 

Uma série de atividades está programada para o Dia das Crianças na Capital e na Grande São Paulo. Cada escola da rede beneficiará os alunos de forma variada. Estão previstas apresentações teatrais, de dança, música, competições e brincadeiras lúdicas. 

Da Secretaria da Educação