Estudantes terão esportes olímpicos nas escolas em 2009

SP incrementa educação física com tae kwon-do, boxe, caratê, judô e atletismo

seg, 01/09/2008 - 10h20 | Do Portal do Governo

Cerca de 1,2 milhão de estudantes da rede estadual paulista passam a ter esportes olímpicos nas aulas de educação física em 2009. São os alunos da base, que estudam de 1ª a 4ª série de Ensino Fundamental e em escolas em tempo integral em todo o Estado. A determinação é da Secretaria de Estado da Educação. Os estudantes, geralmente de 7 a 10 anos, terão aulas de atletismo, boxe, tae kwon-do, caratê, beisebol, badminton, tênis de mesa e ginástica rítmica e artística. Além disso, capoeira e rúgbi (esportes não olímpicos) estarão nas aulas.

Até este ano de 2008 as escolas de 1ª a 4ª série não tinham no currículo este tipo de esporte, o que acontecerá a partir do primeiro bimestre do próximo ano. São cerca de 960 mil alunos de 1ª a 4ª série e 130 mil em escolas de tempo integral.

Os guias curriculares de 1ª a 4ª, distribuídos para todos os professores estaduais, terão indicações para cada esporte, incluindo o período do ano de aplicação. Nas escolas de tempo integral a prática será obrigatória nas oficinas que acontecem no contra-turno (à tarde).

Os guias curriculares são um importante instrumento para que haja padrão e base de aprendizagem no ensino público estadual de São Paulo. São entregues para todos os professores a cada bimestre, indicando o que deve ser ensinado aula a aula. O professor decide como aplicar o conteúdo em aula.

Neste ano a Secretaria já começa a implantar esportes olímpicos na rede. Os alunos de 5ª a 8ª terão neste 3º e 4º bimestre aulas de ginástica artística e rítmica, beisebol e badminton. Os alunos da 2ª série do Médio ainda terão orientações sobre fatores de risco à saúde, incluindo perigos de anabolisantes e dopping. Isto será mantido para 2009.

A prática dos esportes tradicionais, claro, será mantida, em qualquer série: futebol, basquete, handebol e vôlei.

Da Secretaria da Educação