Estudantes que visitam Museu Lasar Segall recebem material de apoio

Projeto da FDE tem a proposta de enriquecer as visitas de estudantes e professores da rede estadual

seg, 03/09/2007 - 15h25 | Do Portal do Governo

Inserido nas Ações Culturais da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e da SEE (Secretaria de Estado da Educação), o projeto “Traços e Passos” oferece material especial para enriquecer as visitas de estudantes e professores da rede estadual ao Museu Lasar Segall.

Cada um dos visitantes recebe uma caixa contendo um livreto explicativo e um jogo de tabuleiro para aprender ludicamente detalhes sobre a obra de Lasar Segall. O livreto permite aos visitantes compreender melhor os diferentes aspectos da produção daquele artista plástico e sua relação com o movimento artístico expressionista.

Traz, também, explicações sobre as variadas expressões das artes plásticas, como o desenho, litografia e escultura, entre outras. Outro ponto de destaque no conteúdo do livreto refere-se às dicas para “ler, ver e assistir”, com sugestões de livros e filmes com os quais os estudantes e professores podem conhecer mais sobre a época em que viveu Lasar Segall, o expressionismo alemão, a Segunda Guerra Mundial, o povo judeu e outros temas relacionados ao artista.

Já o jogo “Traços e Passos: um passeio pelo obra de Lasar Segall” pretende estimular a interação dos estudantes, seja em sala de aula ou em suas casas, para conhecer mais sobre o trabalho do artista.

“Traços e Passos”

O trabalho do projeto “Traços e Passos: Visitas ao Museu Lasar Segall”, promovido pelo próprio museu em parceria com a SEE e a FDE, desenvolve–se sempre em torno da obra do artista plástico, tendo como cenário especial a exposição de longa duração “Lasar Segall: construção e poética de uma obra”.

Dentre as ações mais significativas do projeto, destacam-se o atendimento a todas as turmas de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental das escolas selecionadas da Diretoria Leste 2 e a publicação do material educativo elaborado especialmente para os visitantes.

A estimativa para este ano é de que sejam atendidas 112 turmas de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, de 14 escolas da Diretoria de Ensino Leste 2, totalizando a visita e participação de 4.201 alunos, e seus respectivos professores, em cursos oferecidos pelo museu.

Da FDE

(J.H.)