Estudantes participam do programa Usuário do Amanhã

Crianças aprendem um pouco sobre a CPTM, a forma correta de embarcar e desembarcar do trem, lições de cidadania e ainda visitam atrações culturais

qua, 21/02/2007 - 20h12 | Do Portal do Governo

Quando se pensa em volta às aulas, logo se imagina uma sala com lousa, carteiras e todos os alunos sentados em fileiras. No entanto, 100 estudantes da zona leste vão iniciar o ano letivo de uma forma diferente e divertida: passeando de trem. Na próxima quinta-feira, dia 22, a CPTM retoma as atividades do Programa Usuário do Amanhã.

Durante a programação, as crianças aprendem um pouco sobre a companhia, a forma correta de embarcar e desembarcar do trem, lições de cidadania e ainda visitam atrações culturais ou o Centro de Controle Operacional da CPTM.

Na quinta-feira, 50 alunos da E.E. Dr. Diogo de Farias, de 9 a 10 anos, partirão da Estação São Miguel Paulista às 9h30 rumo ao Brás, onde visitarão o CCO e a cabine do maquinista.

No dia seguinte, é a vez de 50 estudantes da Emei Helena de Paula Marin, de 6 anos, realizarem o mesmo percurso. Esta será a primeira turma a participar da brincadeira que recebeu o nome do projeto, ajudando a memorizar as lições aprendidas no dia. No final, cada criança ganha um kit com o jogo, um livrinho de conscientização, régua, lápis e adesivos.

O Usuário do Amanhã, realizado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, surgiu há 20 anos pela necessidade de instruir os cidadãos a utilizarem corretamente os trens e as dependências da empresa. Nestes anos de existência, o programa já recebeu mais de 140 mil participantes entre eles crianças, jovens e idosos.

No início, o foco era o público infantil, a partir dos seis anos de idade. Mas com o resultado significativo, o projeto já oferece atendimento para todas as faixas etárias. As escolas também podem se inscrever no programa e muitas já trabalham o assunto (transporte coletivo) durante o ano, preparando as crianças para a visita à CPTM.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(R.A.)