Estudantes participam do Programa Cultura é Currículo

Objetivo é diversificar e estimular aprendizado

qua, 05/11/2008 - 9h47 | Do Portal do Governo

Os alunos da EE Maestro Callia, do Jardim IV Centenário, passaram uma tarde divertida na última sexta-feira. Estudantes de uma das chamadas escolas de tempo integral (ETIs), as 120 crianças de 1a a 3a série puderam, no período dedicado a oficinas e atividades diversificadas, assistir ao espetáculo de dança Coreológicas V, da Companhia Caleidos, apresentado no Teatro Itália. Por meio da integração com a platéia, os atores-dançarinos propõem ao público a experiência e o conhecimento dos elementos que compõem a linguagem da dança. No final da exibição, a platéia esvaziou-se e todos os alunos subiram ao palco para também dançar. Nem a professora de Educação Física, Carmem Carnielli Ico, resistiu. “Maravilhoso, uma aula de alongamento, ginástica localizada, foi ótima para as crianças”!

De acordo com a diretora do espetáculo, Isabel Marques, o Coreológicas V não é uma atração infantil, embora inclua esse público. De fato, é possível observar na coreografia alusões a algumas brincadeiras infantis, como amarelinha, estátua, dança das cadeiras, etc. À medida que um dançarino toca outro contagia este com sua dança e ambos começam a se movimentar. Ao serem tocados por um terceiro dançarino, são convidados a parar imediatamente. E quando a música muda de ritmo, todos voltam aos seus lugares. “É um espetáculo para todos os corpos e idades, que as crianças costumam adorar”, avalia Isabel .Subsídio para aula – O passeio fez parte do Projeto Escola em Cena, que integra o Programa Cultura é Currículo, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação com o objetivo de diversificar e estimular o aprendizado, por meio do acesso de professores e alunos da rede pública a produções culturais e artísticas. O Escola em Cena, resultado de parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Cultura, leva alunos e professores do ensino médio e das ETIs a produções teatrais e de dança.

“O espetáculo de hoje servirá como apoio para minhas aulas, porque trabalho muito com dança, especialmente a folclórica. Dou a aula e depois aplico texto explicando a origem da atividade”, informa a professora Carmem. Ela ressalta a importância de trabalhar conjuntamente todas as disciplinas para o total aproveitamento do aluno. “A Educação Física, por exemplo, se você pensar bem, abrange várias disciplinas: se vamos para a quadra, dou aquecimento, ensino a medir a pulsação, é Ciência. Se forneço a metragem da quadra e as regras do jogo, é Matemática. Quando explico a origem do futebol, é História, e assim por diante”.

A diretora da Maestro Callia, Emília José da Silva, acredita que a atividade poderá ser aproveitada em várias disciplinas e destaca o valor da experiência para os alunos, especialmente para aqueles que nunca foram ao teatro. “A tarde é o período em que na escola eles participam das oficinas (de leitura, informática, inglês, etc.) e isso é uma grande novidade. Muitos nunca nem andaram de ônibus”, completa.Diversão e aprendizado – Angélica de Souza, seis anos, estudante da 1a série, nunca tinha ido ao teatro e estava ansiosa pelo início do espetáculo. “Acho que vou assistir a uma dança de balé, com bailarinas vestidas de cor-de-rosa”. Quando entrou na sala, não conteve a admiração ao observar o colorido do cenário e dos figurinos: “Nossa, que lindo”! No final, arfando de tanto dançar, deu seu parecer: “Amei dançar com elas e aprendi muito”. Sua colega, Jaqueline Novais, sete anos, disse que já havia ido ao teatro uma vez, mas não imaginou que agora faria parte do espetáculo: “Adorei”.

Porém, não foram somente as meninas que aproveitaram o momento de descontração. Wallace dos Santos e Vinícius de Souza, ambos de nove anos, foram dois dos primeiros a subir ao palco e Wesley Becari, de sete, disse que nem sentiu vergonha: “Ah, dançar junto com todo mundo é muito legal”!

Além do Escola em Cena, o Programa Cultura é Currículo é composto também pelos projetos Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola – em que os estudantes são levados a museus, centros e institutos de arte e cultura e parques, e O Cinema Vai à Escola – que estimula o uso da linguagem cinematográfica na educação de jovens do ensino médio, por meio de filmes de diferentes gêneros, em DVD, fornecidos às escolas. Para o Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola, a Educação fechou parceria com 26 instituições culturais. Para O Cinema vai à Escola, foram comprados pacotes com 20 películas para serem enviadas às instituições de ensino.

O Programa Cultura é Currículo oferece transporte gratuito e material de apoio pedagógico referente às atividades. Neste mês, foi estendido a todos os diretores e professores-coordenadores de escolas estaduais, que poderão visitar, gratuitamente, diversos museus paulistas. Para este ano foram abertas duas mil vagas, contemplando educadores de toda a capital. Trinta mil alunos devem ser beneficiados pelo Cultura é Currículo em 2008. No ano que vem, o programa chegará à Grande São Paulo, interior e litoral do Estado.

Parceiros do Projeto Lugares de Aprender

. Zoológico de São Paulo . Instituto Butantan . Viveiro Manequinho . Lopes – Ibirapuera . Planetário – Ibirapuera . Museu Paulista . Monumento à Independência . Memorial do Imigrante . Casa do Bandeirante . Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla . Museu Afro Brasil . Memorial da América Latina . Fundação Cultural Emma Gordon Klabin . Museu de Arte Sacra de São Paulo . Palácio dos Bandeirantes . Museu da Casa Brasileira – MCB . Museu Brasileiro de Escultura – Mube . Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB  . Museu de Arte Moderna – MAM . Museu Lasar Segall – MLS

Estação Pinacoteca . Instituto Moreira Salles – IMS . Museu da Língua Portuguesa  . Pinacoteca do Estado/Parque da Luz  . Centro Universitário Maria Antonia – Ceuma  . Instituto Tomie Ohtake . Paço das Artes 

Cinema Vai à Escola distribui filmes em instituições de ensino

A Cor do Paraíso  . A Rosa Púrpura do Cairo . Arquitetura da Destruição . Billy Elliot  . Bendito Fruto . Cinema, Aspirinas e Urubus . Crash, no Limite . Crianças Invisíveis . Cantando na Chuva . Diários de Motocicletas . Final Fantasy . Frankenstein . Língua, Vidas em Português . Narradores de Javé . O Fim e o Princípio . O Pagador de Promessas . O Planeta Branco . Putz, a Coisa Tá Feia . Terra de Ninguém . Vida de Menina . Luz, Câmera… Educação

Roseane Barreiros, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)