Estudantes de Tatuí visitam a FMUSP e Hospital das Clínicas

Alunos integram o projeto Projeto Jovem Doutor, criado pela universidade

ter, 24/07/2007 - 17h05 | Do Portal do Governo

Um grupo formado por 37 estudantes e seis professores do ensino médio de Tatuí, município do interior paulista, visitará na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, a partir das 9 horas, a Faculdade de Medicina da USP e o seu Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Desde o início do ano, eles participam do Projeto Jovem Doutor, criado pela FMUSP, por meio do qual recebem orientação sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças, e repassam seus conhecimentos para os colegas e para a comunidade.

A visita será monitorada pelos tutores do Projeto, cerca de 20 alunos de graduação da Faculdade de Medicina da USP e de outras unidades da USP ligadas à saúde, como a Saúde Pública, Odontologia, Enfermagem, e Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

“Eles vão conhecer de perto como funciona um hospital, vivenciar a estrutura de saúde, e ter noção do que é uma Faculdade de Medicina”, explica o Prof. Chao Lung Wen, idealizador do Projeto Jovem Doutor e chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.

Segundo Wen, durante o primeiro semestre, os estudantes de Tatuí aprenderam, por meio de atividades presenciais e recursos da Telemedicina e da Educação à Distância, como reconhecer precocemente sinais de hanseníase e de câncer de pele, e fazer o encaminhamento para o dermatologista.

Além disso, receberam orientação sobre saúde bucal e qualidade nutricional. Já os professores, passaram por um curso de saúde vocal. O objetivo é alertá-los sobre os riscos de lesão nas cordas vocais, muito comum na profissão.

O principal instrumento desse aprendizado é o “Homem Virtual”, que consiste em modelos tridimensionais criados por computação gráfica, que reproduzem o corpo humano e seus movimentos, desenvolvido pela Disciplina de Telemedicina da FMUSP.

Esse material permite ao aluno de Medicina ilustrar sua aula para os jovens do ensino médio. “Nós utilizamos a Telemedicina e a Educação à Distância para promover a educação em saúde”, ressalta o Prof. Chao Lung Wen, lembrando que o slogan do Projeto Jovem Doutor é “Desenvolvimento social através da educação em saúde, inclusão digital e preservação do meio Ambiente”.

Durante a capacitação, também é utilizado o vídeo Geração Saúde, da TV Escola – SEED/MEC, que é baseado no material científico e seqüências do “Homem Virtual” da FMUSP.

Um dos focos do Projeto Jovem Doutor é a atenção primária à saúde, nível de atendimento no qual são priorizadas ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. “O Jovem Doutor é um complemento do trabalho realizado pelo Programa Saúde da Família”, afirma Wen. Outro objetivo é levar a cidadania às comunidades carentes.

“É uma oportunidade aos estudantes de exercício da cidadania e de iniciação científica”, completa o coordenador da  Disciplina de Telemedicina da FMUSP.

O Projeto Jovem Doutor na cidade de Tatuí tem apoio das respectivas Secretarias da Saúde e da Educação, e de outros parceiros locais. O secretário de Saúde de Tatuí, Júlio Vila Nova, também acompanhará os estudantes e professores na visita à Faculdade de Medicina da USP e ao Hospital das Clínicas. 

De acordo com Prof. Wen, o objetivo dessa visita também é motivacional. “É uma forma de confraternização e de construção de um relacionamento entre os estudantes de Tatuí e da USP”, enfatiza.

Simultaneamente ao Projeto Jovem Doutor, será lançado o concurso Jovens Talentos, que premiará os estudantes que desenvolveram os melhores materiais de educação e as ações mais relevantes junto à comunidade.