Estudantes de rede estadual recebem prêmio da Gincana da Cidadania

Foram premiadas seis escolas, duas diretorias de ensino e três alunos vencedores do concurso de frases

seg, 03/07/2006 - 17h43 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renéa Lembo, participaram na tarde desta segunda-feira, 03/07, da entrega da premiação da Gincana da Cidadania.

A Gincana é promovida pela Secretaria da Educação desde 2003 e é aberta a todas as escolas da rede estadual. O principal objetivo é arrecadar o maior número de peças para a Campanha do Agasalho. Cada escola definiu as estratégias e ações para estimular e promover a arrecadação, em bom estado, de roupas, cobertores, sapatos, meias e outras peças.

Até o momento, 4,5 milhões de peças já foram arrecadadas. Para a secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, a gincana concluiu mais uma etapa com um número expressivo de peças arrecadadas nas escolas. “Muitos dividiram o pouco que tinham para doar à Campanha e, com esse mesmo empenho, poderemos atingir a meta que é de 5 milhões de peças”.

Vale lembrar que esse ano, a Campanha do Agasalho prossegue até o dia 20 de julho.

O governador Cláudio Lembo falou à platéia de jovens estudantes presentes no evento, e lembrou da importância de serem solidários num país como o Brasil. Além disso, exaltou a atitude da doação de peças para a Campanha do Agasalho. “Sejam sempre solidários, fraternos. Porque dessa forma, teremos um país melhor do que no passado. Vocês oferecem a consciência, o coração, para fazer com que o outro também possa vibrar e ter calor.”

Entre os presentes no evento, estavam parceiros, educadores e alunos das escolas vencedoras na gincana.

Na ocasião, foram premiadas seis escolas, três da Capital e outras três do Interior do Estado, mais duas diretorias de ensino e três alunos vencedores do concurso de frases, que neste ano, enfocou a solidariedade.

Confira a lista dos premiados:

Escolas Interior

EE Professora Danuzia de Santi (município de Itatinga), EE Professor Plínio Berardo (município de Jardinópolis), EE Professora Francisca de Almeida Góes Brandão (município de Presidente Prudente).

Escolas Grande SP

EE Isaías Luiz Matiazzo (município de Caieiras), EE Senador João Galeão Carvalhal (município de Santo André), EE Professor Carlos Cattony (zona sul da capital).

Diretorias de Ensino

DE Fernandópolis e DE Caieiras

Alunos vencedores da Frase

1º lugar – Juliana Custódio, aluna da 4ª série da EE Professora Eunice Virgínia Ramos Navero (DE Campinas Leste). Frase: Doar é esquecer do “eu”  e mergulhar no “nós”.

2º lugar – Leonardo Custódio, aluno da 8ª série da EE Professora. Carolina Augusta Seraphim (DE Limeira). Frase: Doar é fechar as janelas de uma noite fria.

3º lugar – Telma Vasconcelos da Silva Lima, aluna da 3ª série do ensino médio da EE Professora Ana Maria Garrido Orlandim (DE Caieiras). Frase: Doar é como um abraço, ambos se aquecem.

Como doar para Campanha do Agasalho

As doações podem ser entregues nos postos de arrecadação espalhados por praticamente todos os municípios do Estado. As caixas de coleta são encontradas em estabelecimentos comerciais, empresas, instituições públicas e pontos de grande movimento de pessoas.

Para mais informações sobre como participar da Campanha do Agasalho 2006 basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelo telefone (0xx11) 3874-6738 ou site: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br. No site também é possível cadastrar entidades ou estabelecimentos interessados em colaborar com a coleta dos agasalhos.

Em razão da Copa do Mundo, a Campanha do Agasalho deste ano vai até o dia 20 de julho.

Todos os itens arrecadados nos municípios são distribuídos pelos Fundos Sociais Municipais, parceiros do Fussesp. Este ano, pela primeira vez, a Capital do Estado também participa da Campanha.

As peças que chegam ao depósito do Fundo Social são contabilizadas e entregues às 2.500 entidades sociais e comunitárias cadastradas. Como já foi feito no ano passado, os 50 municípios paulistas com índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vão receber doações do Fundo Social do Estado. Isso porque, normalmente, esses municípios não conseguem arrecadar o suficiente para atender à população mais carente.

Manuela Sá