Estudantes de Etecs conquistam prata na Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos de Cândido Mota e Jandira foram premiados nas categorias artigo de opinião e documentário, respectivamente

sex, 20/12/2019 - 8h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) dos municípios de Cândido Mota e Jandira conquistaram medalhas de prata na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos voltado a alunos do 5º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. A partir do tema “O lugar onde vivo”, os alunos participaram das categorias poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

Vitória de Jesus, da Etec Prof. Luiz Pires Barbosa, em Cândido Mota, na região de Marília, foi premiada na categoria artigo de opinião com o texto Os fins não podem justificar os meios. O conteúdo aborda a liberação de mais de 200 agrotóxicos pelo Governo Federal, alguns deles proibidos pela União Europeia devido à alta toxidade. O trabalho teve orientação do professor de português do Ensino Médio Alexandre Marroni.

Já os estudantes da Etec Prefeito Braz Paschoalin, de Jandira, na Grande São Paulo, receberam a prata pelo documentário Por trás das ruas. Orientados também pelo professor de português da unidade Abel Mendes, os alunos Antônio da Paixão, Evellyn da Silva e Vitória da Silva registraram imagens e depoimentos de pessoas sem moradia.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social.