Estudantes de escola estadual de Araçatuba aprendem a mediar conflitos

Projeto ‘Mediadores Mirins’ aborda bom relacionamento interno, combate ao bullying e diminuição da evasão na unidade

ter, 31/07/2018 - 10h26 | Do Portal do Governo

Por meio da Secretaria da Educação, o Governo do Estado apoia iniciativas dos estudantes da rede paulista de ensino que desenvolvem práticas de respeito ao próximo. Um projeto de sucesso em Araçatuba, no interior de São Paulo, conduzido por alunos da Escola Estadual Professora Altina Moraes Sampaio promoveu o bom relacionamento interno, o combate ao bullying e a diminuição da evasão na unidade.

Vale destacar que os “Mediadores Mirins” são bem aceitos pela comunidade. Por exemplo, quando um pai é chamado pelo mal comportamento do filho, a conversa é entre o adulto e a criança.

É importante frisar que o projeto envolve valores, atitudes, comportamentos e práticas, em um processo que articula sensibilização e leitura crítica da realidade. Além disso, a ação desenvolve nos alunos relacionamentos positivos e atua de forma corresponsável, tendo em vista a evolução da aprendizagem e do projeto de vida dos jovens, com foco na solução e não no problema.

Novidades

Novas medidas na instituição começaram a ser adotadas em 2015, quando Glaucia Graneli assumiu a vice-diretoria da escola. A gestora percebeu que algo poderia ser feito para que o bom andamento dos trabalhos não fugisse ao controle. Com isso, a unidade passou a adotar ações de mediação a conflitos e apoiar o desenvolvimento de programas de justiça restaurativa.

Assim, a vice-diretora colocou em prática as habilidades de mediação, o mesmo que ocorreu com os professores. No entanto, segundo ela, as medidas iniciais não surtiram o efeito esperado. “Eu cheguei começando a me concentrar nas normas de convivência, como uso de uniforme e horário regrado, mas eles estranharam. Sinceramente, era um caos”, afirma Glaucia Graneli. Então, a vice-diretora resolveu fazer com que os próprios alunos mediassem os conflitos.

Os interessados foram treinados para a nova atividade. “Nessa formação, eu explico tudo sobre mediação. Como já fui mediadora em outra escola, fica mais fácil repassar a experiência”, revela a gestora. Os alunos compareceram à reunião para obter mais informações e efetivar a participação no projeto.

Em seguida, os estudantes criaram um cronograma de formação para o grupo. No intervalo do almoço, na sala de informática, Glaucia desenvolveu as capacitações de todos os mediadores mirins, por meio de vídeos, palestras e exemplos práticos de técnicas de mediação.

Abordagem

Os temas discutidos nas atividades englobaram a Prática do Diálogo, a Prática Restaurativa, Aconselhamento Individual e Coletivo, Círculo Restaurativo e Centramento. Desse modo, os alunos passaram a ocupar posição de protagonistas na comunidade escolar.

“Nos encontros, a vice-diretora promoveu reflexões e rodas de conversas para que aprendêssemos mais sobre a prática restaurativa. Assim, começamos a entender o que realmente é o protagonismo e como podemos ajudar os alunos. Meus colegas e eu tivemos a conscientização do ato de sermos multiplicadores desse projeto”, relata a jovem mediadora Stefani Santos Oliveira.

“Gosta muito de participar do projeto porque eu posso ajudar os meus colegas da sala e os alunos novatos a respeitar, ter boas maneiras e, ainda, a saber ouvir, pois isso é muito importante”, avalia a aluna mediadora mirim Natalli Fernandes.

Além do respeito, da solução para os conflitos, do controle de evasão escolar e do combate ao bullying, a iniciativa colabora também para o processo de aprendizagem dos estudantes. “Os jovens têm mais facilidade na concentração e foco nas atividades propostas e nos estudos. Bem como usufruem de maneira protagonista os quatro pilares da educação, como aprender a conhecer, a fazer, a viver com os outros e a ser”, enfatiza o professor Rodolfo Ribeiro Chiccoli.

Um simples projeto e tantos benefícios. “Tudo isso é direcionado para o protagonismo e para o projeto de vida dos alunos. Os meus mediadores amam o que fazem”, completa a vice-diretora Glaucia Graneli.