Estudantes de colégio da Unicamp são destaque na 2ª Olimpíada de Matemática

Os alunos pertencem aos colégios Técnico de Limeira (Cotil) e Técnico de Campinas (Cotuca)

qui, 29/03/2007 - 19h13 | Do Portal do Governo

Alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), ambos da Unicamp, foram destaque na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática para a Escola Pública (Obmep).

Promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica da Obmep, a Olimpíada foi realizada em duas fases. Elas aconteceram nos dias 29 de agosto e 18 de novembro do ano passado. A divulgação dos resultados foi neste mês.

Cotil

Francisco F. de Campos, da 3ª série do curso técnico em Geomática, receberá medalha de ouro. Rodrigo Lorenz e Thales Eduardo Nozatto, da 3ª série do curso técnico em Informática, conquistaram medalhas de prata e Stela Carpini, também da 3ª série do curso técnico em Informática, medalha de bronze. Mais 35 alunos do Cotil receberão certificados de Menção Honrosa, concedidos aos alunos de maior pontuação e que não foram contemplados com medalhas.

Outros 14 alunos receberão bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq. Em razão dos resultados desses alunos, as professoras Rosa Maria Machado e Soraya F. Lencioni Rocco serão premiadas com um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Como resultado deste desempenho dos seus alunos, o Cotil conquistou o prêmio de representante do Estado de São Paulo e receberá um notebook com kit de projeção móvel e doação de livros para a composição de uma biblioteca básica de Matemática, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Cotuca

Bruno Fernandes Dourado Santos e Victor Lassance Silva, que terminaram seus curos no ano passado e Felipe Yukihide Yasumura, segundo ano de Eletro-eletrônica, rreceberão medalhas de ouro.

Outros oito alunos foram selecionados e receberão bolsas de Iniciação Científica do CNPq. A professora Edna Maria dos Santos realizará o curso de aperfeiçoamento no IMPA. O Cotuca receberá também a doação de livros para a formação de sua biblioteca básica de Matemática.

Para a premiação com medalhas haverá, em data ainda não prevista, uma cerimônia em São Paulo e as outras premiações serão encaminhadas diretamente para a escola.

Do site da Unicamp