Estudantes de biblioteconomia fazem estágio na Biblioteca Virtual

Visitas técnicas normalmente são feitas durante o período de férias

qua, 23/07/2008 - 16h38 | Do Portal do Governo

Estudantes de biblioteconomia de universidades públicas, da capital, interior e até de outros Estados, procuram a Biblioteca Virtual (BV) do Governo de São Paulo para visitas técnicas, que valem como horas de estágio obrigatório para a formação.

As visitas técnicas não têm qualquer tipo de auxílio financeiro, remuneração ou vínculo empregatício por parte do Estado. O horário e o tempo de permanência são livres, bastando o aluno estar cursando biblioteconomia e ser indicado por um professor da universidade, que encaminha para a BV uma carta de apresentação e o plano de atividades de estágio da universidade.

“Como a maioria dos estudantes que recebemos são do interior, eles costumam vir para cá no período de férias”, explica a coordenadora da BV, Regina Fazioli.

Luciana Marques da Silva, de 22 anos, estudante de biblioteconomia na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Marília, é uma dessas visitantes. Ela, que mora em São Paulo e estuda no interior, aproveitou as férias do meio do ano para cumprir as 66 horas de estágio obrigatórias em biblioteca pública, como a BV está classificada para esta universidade.

“O que achei mais interessante foram as fontes de pesquisa, que são em sites de governo, uma ferramenta que eu não usava anteriormente”, comenta Luciana, que quer se especializar em biblioteca eletrônica, por achar o modelo mais interessante e inovador que o tradicional.

Os estudantes participam de toda a rotina da BV e, como toda a equipe, fazem pesquisas e respondem as solicitações dos internautas, sempre auxiliados por um profissional. “A melhor parte do estágio é que tem gente coordenando. E esse contato com os profissionais é muito enriquecedor”, considera Luciana.

Para a equipe da BV, os estudantes são muito bem-vindos. “Durante o período da visita técnica, os universitários sempre nos trazem idéias novas. Essa troca é muito importante e as opiniões emitidas por eles são sempre levadas em consideração”, afirma Fazioli.

Reconhecimento

A Biblioteca Virtual do Governo do Estado está entre os projetos que serão escolhidos para participar do II Fórum do Plano Nacional do Livro e da Leitura e do I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (http://www.bibviva.com.br). “Das 400 ações voltadas à leitura inscritas para o Seminário, foram selecionadas 130 e a BV está entre elas. Entre os quatro eixos temáticos de participação, a BV concorre na categoria Democratização do Acesso. Desse universo sairão as 60 finalistas”, afirma Fazioli.

Os outros temas são: Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores; Valorização da Leitura e Comunicação; e O Desenvolvimento da Economia do Livro.

Essa não é a primeira vez que a Biblioteca Virtual tem os serviços reconhecidos. No ano passado, a BV recebeu o VII Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo, que teve como foco a inovação.

Serviço:

Biblioteca Virtual: www.bibliotecavirtual.sp.gov.br

Cíntia Cury

(I.P.)