Estudantes da USP disputam a Formula SAE West, na Califórnia

Competição será realizada de 13 a 16 de junho, pela SAE International

qui, 07/06/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

As duas equipes – V8 e EESC-USP – que ficaram em segundo e terceiro lugares na III Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE, realizada em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro, irão participar da competição Formula SAE West, que será realizada entre os dias 13 de 16 de junho, em Fontana, Califórnia, nos Estados Unidos.

Na bagagem, os estudantes levam dois carros tipo Fórmula SAE, monopostos projetados e construídos dentro da Faculdade de Engenharia de Sorocaba e da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, ambas do Interior de São Paulo.

Na competição organizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é filiada, as duas equipes brasileiras vão disputar com mais 78 equipes, de 11 países das Américas, Europa, África e Ásia.

A equipe de Sorocaba V8, vice-campeã no Rio de Janeiro, projetou um carro de 230 kg, 10% mais leve que o utilizado em 2006. “Este ano, queremos ficar entre as 10 primeiras equipes colocadas”, avisa Fernando Moura, capitão da equipe, que também buscou melhorar o habitáculo do carro para se adaptar às regras da competição na Califórnia.

A mesma estratégia foi adotada pela equipe EESC-USP de São Carlos. Terceira colocada na competição brasileira, a equipe desenvolveu um chassi mais rígido e aprimorou a aerodinâmica, além de alterar os pontos de fixação da suspensão.

A primeira colocada na competição brasileira foi a equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, que participou pela primeira vez da Formula SAE, em Michigan, EUA, em maio último. A equipe representou o Brasil e, por problemas mecânicos, alcançou o 66º lugar entre as 132 equipes de nove países que participaram.

Veículos – Nascidos na década de 70, os veículos Fórmula SAE são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição.

Atualmente, a prova é realizada nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Japão, Austrália e no Brasil, que passou a integrar o circuito mundial em 2004. “O projeto Formula SAE é um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de maior porte”, afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL.

Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto Formula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado que receberam na sala de aula.