Estudantes da Univesp conscientizam crianças sobre o combate à dengue

Projeto Integrador de Pedagogia apresentou atividades didáticas para alunos de 4 e 5 anos na abordagem sobre a doença

ter, 24/09/2019 - 12h21 | Do Portal do Governo

Alunas de Pedagogia do polo de Lençóis Paulista, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Amanda Lopes, Andressa da Silva, Daiany Ferreira, Jaqueline Aguilera, Liciane Mansano e Maria Jussara da Silva escolheram a dengue como tema do Projeto Integrador do último semestre.

A iniciativa, chamada proposta didática de conscientização da dengue por meio de brincadeiras e da socialização com crianças de 4 e 5 anos em uma escola de educação infantil, foi aplicada na Creche e Centro Educativo Monteiro Lobato, em Bauru, no interior paulista.

Conhecimento

Segundo dados divulgados pela Prefeitura Municipal, a cidade registra diversas notificações da doença neste ano, fato que despertou nas estudantes o desejo de abordar o assunto.

“Tivemos como metas nesse projeto conscientizar as crianças sobre a importância das ações integradas entre a sociedade no combate à doença, sensibilizá-las para a necessidade de cuidar do meio ambiente, desenvolver hábitos e atitudes que ajudem a diminuir a proliferação do mosquito transmissor e oferecer aos alunos conhecimento sobre os criadouros”, salienta Daiany Ferreira.

O primeiro passo para o desenvolvimento da ação foi a realização de pesquisas bibliográficas e de campo, com a equipe escolar e com envio de questionário para os pais dos alunos, avaliando o conhecimento de cada família sobre a dengue. No estudo, foi verificado que 87% dos entrevistados relataram casos próximos de pessoas infectadas, reflexo do alto índice de ocorrências no município.

Baseado no método de design thinking, o grupo decidiu que a melhor forma de trabalhar o tema seria utilizando o lúdico, já que nessa faixa etária os pequenos aprendem e se relacionam por meio de brincadeiras.

Atividades

Para a aplicação, reuniram as crianças em sala de aula e organizaram a contação de histórias do livro “Chapeuzinho Vermelho Contra a Dengue”, adaptado de uma peça teatral e ilustrado pelas futuras pedagogas. “Percebemos que a atividade desenvolveu nas crianças habilidades sociais e emocionais, além do senso de coletividade e empatia”, acrescenta Daiany Ferreira.

Após escutarem a história, os aprendizes desenharam a parte do conto que mais gostaram, o que estimulou a imaginação e a criatividade. A ação foi encerrada com a colagem dos desenhos na parede da escola e a socialização das crianças, exibindo as artes umas para as outras.

Segundo Renata Giancoli, professora da creche, as crianças absorveram as informações e estão levando o conteúdo educativo para casa. “Os pais comentam que os filhos pedem para eles limparem o quintal e colocarem as garrafas viradas para baixo para não acumular água. Esse retorno é muito positivo”, revela a docente.