Estudantes da Unesp visitam instalações do Parque Tecnológico de Sorocaba

Atividade integra a programação da fase final do Congresso de Iniciação Científica, realizado na cidade do interior de SP

qui, 28/11/2019 - 15h35 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

Os 250 alunos participantes da fase final do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), conheceram na terça-feira (26) o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), no interior de São Paulo. A atividade integra a programação oficial do evento organizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Em visita mediada pelo presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, e pelo diretor da unidade universitária da Unesp em Sorocaba, professor Alexandre da Silva Simões, os estudantes assistiram a uma palestra do gestor do local sobre empreendedorismo e inovação e conheceram as instalações do PTS.

“Precisamos incrementar a cultura da inovação dentro das universidades. Não tenho a menor dúvida de que, daqui a dez anos, teremos os espaços aqui tomados por empresas de base tecnológica”, salienta Roberto Freitas.

Atividades

A visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba ocorre em parceria com a organização do congresso, o campus de Sorocaba da Unesp e a Agência Unesp de Inovação (AUIN). O CIC Unesp, que reúne os alunos envolvidos em atividades de pesquisa na graduação, é realizado há 31 anos, com a primeira fase concentrada nas unidades universitárias.

Em 2019, a fase final reuniu estudantes de todas as áreas: 93 alunos da área de Ciências da Vida; 79 alunos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e 78 alunos de Ciências Humanas.

“Essa interação entre pesquisas de áreas diferentes, reunindo saberes diferentes, é muito rica para a universidade. Isso renova a cultura de pesquisa dentro da Unesp”, enfatiza a professora Célia Regina Nogueira, assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp e organizadora do CIC.