Estudantes da região do ABC podem se inscrever para o 14º Desafio de Redação

Concurso é fruto de uma parceria entre o jornal Diário do Grande ABC e a Universidade Municipal de São Caetano

sex, 17/07/2020 - 11h20 | Do Portal do Governo

Foi dada a largada para o 14º Desafio de Redação voltado a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o EJA (Educação de Jovens e Adultos) de escolas particulares, municipais e estaduais. Na primeira edição em formato online, o desafio será lançado pela internet, com o tema: “As lições da pandemia para a construção de um futuro melhor”.

Os vencedores podem ganhar prêmios como televisão, notebook, bicicleta e, neste ano, também uma bolsa de estudos na Universidade Municipal de São Caetano (USCS). De acordo com a professora de Língua Portuguesa e Literatura Maria Aparecida de Paula Vieira Freitas, da escola estadual Professor Odila Bento Mirarchi, a unidade entrou no projeto em 2010, após a percepção de que os alunos não gostavam de escrever e sentiam vergonha, principalmente no momento das correções.

“É importante a participação dos alunos porque eles superam a dificuldade de escrever um texto a partir do momento em que há interesse. O projeto levanta a autoestima dos estudantes e faz com que o interesse pela Língua Portuguesa seja mais eficiente”, ressalta a docente.

Premiação

Na edição anterior, cinco alunos da unidade de ensino ganharam prêmios e a torcida não ficou de fora: foram distribuídos 50 ingressos para o cinema.

“Até 2019, a equipe do Diário mandava o edital para a escola e marcava um dia para que os alunos escrevessem a redação. Hoje, o desafio faz parte do projeto interdisciplinar de que todos os jovens participam. Com o isolamento, tive que mudar as nossas estratégias. Fomos conversando nos grupos de WhatsApp para que eles pesquisassem sobre o tema. Elaborei vídeos para motivá-los, tutoriais de como preencher a redação e se inscrever”, completa Maria Aparecida.

O projeto é fruto de uma parceria entre o jornal local Diário do Grande ABC e a Universidade Municipal de São Caetano.

O interessado tem até o dia 30 de setembro para inscrever a redação, que será analisada pela Comissão de Avaliação, formada por alunos e docentes da USCS. Para mais informações, os estudantes devem acessar o site www.desafioredacao.com.br.