Estudantes da rede pública participam do Agita Galera

Mais de 5 milhões de crianças praticarão alguma atividade física durante 30 minutos

qui, 27/08/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pelo Agita Galera, programa de promoção de atividades física da Secretaria da Saúde, revela que 55,4% dos estudantes são considerados pessoas ativas, isto é, se exercitam regularmente. A pesquisa foi realizada com 2.555 jovens, estudantes de escolas estaduais e municipais de todo o Estado.

Os alunos tinham até 14 anos e afirmaram realizar algum tipo de atividade física por, no mínimo, 30 minutos ao dia. 

Nesta sexta-feira, 28, o Agita Galera, em parceria com a Secretaria da Educação, vai chamar os alunos da rede pública estadual para praticarem exercícios. 

Ao todo, participarão 5.400 escolas estaduais e mais de 5 milhões de crianças. O objetivo é estimulá-las a realizarem pelo menos 30 minutos de atividade física diária – o recomendado é que esse período chegue a 60 minutos por dia.

A iniciativa terá participação do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Neste ano, a atividade sugerida é pular corda. Também serão promovidas caminhadas, esportes, jogos, brincadeiras, aulas de ginástica, alongamento, massagem, entre outras atividades. Além dos alunos, qualquer pessoa pode participar. 

“Pesquisas estimam que 64% da população adulta é ativa. Esse número pode melhorar se desde já estimularmos a atividade física nas crianças e adolescentes”, afirma Timóteo Araújo, professor do Celafiscs.

Da Secretaria da Saúde