Estudantes da rede estadual participam do concurso Bovespa

Mais de 7 mil alunos elaboraram trabalhos em grupo sobre o mercado de ações

seg, 09/04/2007 - 10h31 | Do Portal do Governo

O mercado de ações não intimidou os jovens das escolas estaduais, que resolveram participar do projeto Bovespa na Escola. Aproximadamente 7,5 mil alunos do ensino médio e fundamental participaram do concurso, realizado pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em parceria com a Secretaria do Estado de Educação de São Paulo, que está em sua quarta edição.

Dos 1.485 trabalhos elaborados em grupos, durante o segundo semestre do ano passado, 13 foram premiados. Eles concorreram nas categorias História em Quadrinhos, Reportagem e Criação de Site.

Para os estudantes do ensino fundamental (5ª a 8ª série), o tema proposto foi Como as empresas de capital aberto podem crescer por meio do mercado de ações?. O ensino médio realizou trabalhos com base na proposta O papel das corretoras de valores na orientação ao investidor.

Lições para o futuro

“O projeto é uma forma de melhorar a auto-estima dos estudantes que, muitas vezes, pelas condições adversas em que vivem, é baixa”, avalia o professor de matemática Artur Damasceno, que lecionava na Escola Estadual Fernão Dias Paes, uma das ganhadoras do desafio. Hoje, dá aulas na Escola Estadual Ministro Costa Manso.

Damasceno trabalhou durante alguns anos no setor de ações do Banco Bradesco e levou sua experiência aos alunos. “Montamos uma apostila que continha todos os dados básicos de como funciona o mercado de ações: o que é uma ação, o que é o mercado de capital aberto, etc.”, explica. Após o treinamento básico, foram feitas visitas à Bovespa e os estudantes assistiram a palestras sobre o mercado financeiro. “Daí, começamos a fazer o trabalho que resultou neste prêmio, recebido no dia 29”, conta. Para Damasceno, “melhor do que a premiação é ouvir de um aluno que, agora, ele sabe como lidar com seu dinheiro, e que as lições aprendidas durante o projeto o ajudarão a freqüentar a faculdade”.

Foco na educação

A cerimônia de premiação ocorreu na sede da Bovespa, em São Paulo, com a presença do presidente da instituição, Raymundo Magliano Filho, e da educadora Rose Louback, assessora do Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, que ressaltou: “Agradeço a oportunidade que a Bovespa deu aos alunos da rede de fazerem essa visita para observarem como funciona o mercado de investimento”.

O presidente da bolsa de valores salientou que a entidade torce pelo sucesso do Programa Educacional Bovespa: “O concurso Bovespa na Escola tem como foco a educação. Nosso objetivo é estimular a criatividade dos estudantes para melhor compreenderem o funcionamento do mercado de capitais”.

Os alunos ganharam câmeras digitais; os professores-orientadores, impressoras multifuncionais; os diretores, um DVD player; e as escolas vencedoras, um microcomputador. Para o grupo da Escola Estadual Prof. Orlando Paulovski, da Diretoria de Ensino de Registro, a participação foi bastante satisfatória. “Estar aqui é um contato do mundo da televisão para o mundo real. Valeu a pena”, ressaltou a professora Eugênia Maria Mancio, responsável pela orientação dos trabalhos.

“O tema foi muito complicado, mas nada que a vontade não faça a gente superar. Adquirimos mais conhecimentos e vimos que podemos ser também investidores”, afirmou a estudante Renan Fernandes dos Santos, da Escola Estadual Darcy Silveira Vaz, da Diretoria de Ensino de Barretos.

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)