Estudantes da rede estadual farão curso de Gestão de Empresas

Telecurso TEC permite aos estudantes do ensino médio conquistar também diploma de nível técnico

ter, 12/08/2008 - 9h17 | Do Portal do Governo

Planejar, dirigir e controlar o funcionamento de uma empresa de pequeno porte. Essas são as competências que os estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino passarão a dominar após concluírem o curso de Gestão de Pequenas Empresas, oferecido pelo Telecurso TEC, a partir deste mês. Resultado de parceria entre a Secretaria da Educação, o Centro Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho, o programa permite aos jovens concluírem o ensino médio e ainda conquistar um diploma de nível técnico. O objetivo é desenvolver habilidades básicas para o trabalho e transformar o aluno em empreendedor, aumentando sua chance de empregabilidade.

Inicialmente são oferecidas 50 mil vagas na capital e Grande São Paulo, em 689 escolas – localizadas em regiões com maior vulnerabilidade social e juvenil – identificadas com base em levantamento realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Posteriormente, o programa será estendido ao interior, abrangendo todo o Estado de São Paulo.

O Telecurso TEC combina recursos de educação presencial e a distância. É composto de três cursos modulares: Gestão de Pequenas Empresas, Administração Empresarial e Secretariado/Assessoria. Essas três áreas foram selecionadas de acordo com a demanda do mercado, com o objetivo de alcançar o maior número possível de jovens. São também os cursos mais procurados no Centro Paula Souza, referência em educação profissional no País. A jornada é de 16 horas semanais: seis presenciais e dez de atividades como trabalhos específicos, pesquisas e relatórios.

Ambiente virtual – Os estudantes dispõem de diferentes meios de aprendizagem, como vídeos, livros de texto, atividades e orientadores especialmente treinados. Alunos reúnem-se com os orientadores nas 1,25 mil “Tec-salas” equipadas com computadores, aparelhos de TV e DVD, distribuídas nas escolas participantes e ainda podem assistir ao programa do Telecurso TEC pela televisão, nas emissoras de televisão Globo, Cultura e Futura. Informações, dúvidas e experiências podem ser compartilhadas em ambiente virtual entre todos os alunos matriculados no curso.

Durante o módulo preparatório, em julho, diretores de escolas conheceram a dinâmica do Telecurso TEC e orientadores de aprendizagem foram preparados para o início do Módulo 1, em agosto. Nessa etapa, todos participaram ativamente, numa espécie de imersão que incluiu a capacitação de alunos para atuarem como monitores de informática.

A avaliação consiste em atividades específicas e exame presencial, aplicado em todas as escolas participantes, na mesma data e horário. No final de três semestres, o aluno recebe o diploma de nível técnico, mas para isso precisa ser também aprovado no ensino médio.

Sósias atraem atenção

A metodologia, segundo a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, privilegia uma abordagem avançada onde o aluno é sujeito de sua aprendizagem e o professor apenas o orientador. “Do aluno é exigida a gestão do próprio aprendizado e de seu tempo. Ele é um sujeito autônomo”. Para atrair a atenção e estabelecer um traço de identidade com o público, o Telecurso TEC utiliza em suas aulas pela televisão “sósias” de personagens de dois comerciais de TV bastante conhecidos como o garoto Bombril e o Casal Brastemp.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)