Estudantes da Etec de Rio Grande da Serra vencem Desafio de Redação

ilherme e Barbara da Etec RGS ganharam tablets com redações sobre a pandemia; escola venceu a mesma premiação em 2019

ter, 24/11/2020 - 18h28 | Do Portal do Governo

Os alunos Barbara de Oliveira e Guilherme Sobral da Escola Técnica Estadual (Etec) de Rio Grande da Serra foram premiados no Desafio de Redação – concurso realizado pelo jornal Diário do Grande ABC, que selecionou os melhores textos de escolas públicas e particulares da região. O tema proposto este ano foi As lições da pandemia para a construção de um futuro melhor.

Além de certificados, os premiados ganharam tablets para ajudar nas atividades da escola. Nesta quarta edição, o prêmio recebeu um total de 5.177 inscrições de 356 escolas e 39 alunos foram premiados. Confira aqui os trabalhos de Barbara e Guilherme selecionados pelo júri.

Surpreso com o resultado, Guilherme afirma que gosta da cultura nerd e de história e usou este repertório para se inspirar. “Busquei figuras históricas e clássicas para escrever a redação e citei o imperador Júlio Cesar e o filósofo Platão. Acho que ficou criativo”, afirma o jovem que cursa o Ensino Técnico de Informática Integrado ao Médio (Etim) e está no 6 º semestre.

Para Barbara, as aulas de português e a atualidade do tema ajudaram no desempenho. “Agradeço muito as orientações da professora Renata, que trabalhou os conceitos de dissertação, argumentação e estruturação do texto que me ajudaram a ganhar este concurso”, ressalta a aluna do 4º semestre do curso Ensino Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Médio (Etim).

Pandemia e o futuro

O Desafio de Redação dividiu os participantes em grupos de alunos do ensino Fundamental II e Médio, da Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Telessala. Para a orientadora educacional da Etec, Erika Lippe, esta competição é uma oportunidade única para os alunos colocarem em prática o que é desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura (LPL). “Os professores desenvolveram o projeto com maestria e mostraram aos alunos como usar a escrita para refletir, debater e dar um novo significado aos sentimentos negativos causados pela pandemia”, avalia a professora.

O Desafio de Redação já faz parte do calendário de atividades pedagógicas da Etec de Rio Grande da Serra que, mesmo com a quarentena, conseguiu inscrever 344 redações, se destacando como a escola pública com maior número de participantes. É o quarto ano em que a Etec disputa o concurso e a segunda vitória consecutiva. Em 2019, os estudantes Vinicius Paes e Maiara de Paula também foram premiados com redações sobre o A região que eu quero em 2030.