Estudantes da Etec de Araras criam dispositivo para adaptar cadeira de rodas

Projeto é um dos finalistas da 12ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza que começa em outubro

seg, 01/10/2018 - 15h58 | Do Portal do Governo

Seis alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Pref. Alberto Feres, de Araras, criaram um dispositivo para conectar cadeiras de rodas a bicicletas, proporcionando uma nova opção de lazer para pessoas com mobilidade reduzida.

Trata-se de um equipamento à base de aço de carbono para ser instalado no lugar do guidão e da roda, permitindo o encaixe da cadeira de rodas na parte da frente da bicicleta. Enquanto o ciclista pedala, ele controla a direção utilizando a própria cadeira de rodas.

Elaborado pelos estudantes Aldo Ventura, Carlos Aparecido Costa, Felipe da Silva, Gustavo Ricci, Matheus Uccella e Rafael Basqueira, do curso técnico de Mecânica, o dispositivo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelo professor Jorge Luiz Giorgiano.

Rafael explica que o projeto foi inspirado em um modelo europeu que custa cerca de mil reais. “O diferencial do nosso projeto é a fácil instalação, utilizando parafusos manípulos que dispensam o uso de ferramentas. Além disso, gastamos menos de R$ 150 em materiais para o protótipo. Em escala industrial, o preço para o consumidor final deve chegar a um valor ainda mais acessível”, ressalta.

Feira Tecnológica

O kit para adaptação de cadeiras de rodas a bicicletas é um dos projetos selecionados para a 12ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que ocorre em outubro. O grupo concorre na Categoria 5 –Tecnologia Industrial Mecânica e disputa também o prêmio extra de projetos voltados à inclusão.

“Com mais de 45 milhões de deficientes, somados ao envelhecimento da população no Brasil, o mercado de tecnologias assistivas atrai cada vez mais estudantes com ideias inovadoras querendo criar startups”, afirma a assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência do CPS, Alessandra Costa.

A Etec de Araras apresentará ainda outros quatro trabalhos em diferentes categorias da Feteps: Aplicação Cosmética do Óleo Essencial de Jambo, Clima Organizacional como Prática Assertiva, Fabricação de Lápis com Bagaço de Cana-de-Açúcar e Prensa Desaguadora