Estudantes aprendem a se alimentar bem

Atividades estão dirigidas aos 5 milhões de alunos das escolas estaduais

qui, 15/05/2008 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação promove nesta semana atividades de orientação sobre alimentação saudável, dirigidas aos 5 milhões de alunos da rede. A Semana de Educação Alimentar ocorre nas escolas de ensino fundamental e de ensino médio (optativo).

Haverá seminários e oficinas. O objetivo é divulgar entre os estudantes a importância da boa alimentação. Os professores terão material de apoio para as aulas, como folders e apostilas. De maneira didática, os materiais abordam os benefícios de uma alimentação balanceada, alertam para o consumo exagerado de guloseimas e tratam da mudança de hábitos alimentares.Merenda – Cerca de 3 milhões de alunos do ensino fundamental foram beneficiados, em 2007, pelo programa Merenda Escolar da Secretaria. O cuidado com os alimentos é total, da escolha dos fornecedores às condições de higiene e o preparo dos pratos. O cardápio variado atende plenamente às necessidades nutricionais dos estudantes.

A qualidade dos alimentos servidos nas escolas é atestada periodicamente por meio de laudos de institutos renomados, como o do Instituto Adolfo Lutz e o da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. “A merenda dos alunos da rede estadual é reconhecida como modelo no Brasil”, afirma o diretor do Departamento de Suprimento Escolar, Orlando Gerola.

Mandamentos da alimentação saudável

1 – Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia; não pule as refeições.

2 – Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como batatas, e raízes, como a mandioca, nas refeições; dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3 – Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4 – Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana; esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas, bom para a saúde.

5 – Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos; retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

6 – Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7 – Evite, como regra da alimentação, refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados e outras guloseimas.

8 – Diminua a quantidade de sal na comida; de preferência, retire o saleiro da mesa.

9 – Beba pelo menos 2 litros (de seis a oito copos) de água por dia; dê preferência ao consumo de líquido nos intervalos das refeições.

10 – Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.SERVIÇO

Para as atividades da Semana de Educação Alimentar, os professores poderão utilizar, como material de apoio às aulas, folders e apostilas, disponíveis no site www.educacao.sp.gov.br

Da Secretaria da Educação