Estudante da rede estadual vence Mundial de Damas disputado na Alemanha

A estudante Ana Paula Araújo de Brito conquistou o título em partidas rápidas de 10 minutos

sex, 27/04/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

A estudante Ana Paula Araújo de Brito, de 15 anos, aluna da primeira série do ensino médio da escola Dom Romeu Alberti, em Ribeirão Preto, interior do Estado, conquistou o título de campeã no Mundial de Damas disputado este mês em Berlim, na Alemanha. Ana conquistou o título na categoria cadete (até 16 anos), em partidas rápidas, com 10 minutos de duração.

O técnico e pai da jogadora, Edmundo Brito, comemorou com a família após receber a notícia por telefone. Antes de faturar o título de campeã, a estudante já tinha conquistado a quarta colocação nas partidas de três minutos. A classificação de Ana para o Mundial 2007 foi possível após a jogadora conquistar a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro de Damas, realizado em São Paulo entre os dias 15 e 19 de novembro do ano passado.

Trajetória

A atleta começou a praticar o jogo de damas aos 12 anos, incentivada pelo pai, que desempenha a função de técnico. Hoje ela se divide entre os estudos e os treinos, e integra uma das turmas do primeiro ano do ensino médio da escola Dom Romeu Alberti . “Com os resultados deste ano, esperamos conseguir patrocinadores para divulgar o esporte e levá-la para mais competições nacionais e internacionais”, ressaltou Brito. No ano passado, o grupo de Damas de Ribeirão Preto, do qual Ana é uma das integrantes, foi campeão por equipe nos Jogos Regionais e 11º colocado nos Jogos Abertos do Interior .

Celso Bandarra

Da Secretaria Estadual da Educação