Estudante da rede estadual vence etapa paulista do Desafio Mudanças Climáticas

Aluna da 7ª série da Escola Otaviano Soares Albuquerque representará o Estado

ter, 24/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A aluna Letícia Mayumi Matsuda, da 7ª série da Escola Estadual Otaviano Soares Albuquerque, de Pedro de Toledo, no litoral sul paulista, será a representante do Estado de São Paulo na premiação do Desafio Mudanças Climáticas 2009, no dia 7 de dezembro. A Comissão Julgadora da competição elegeu o trabalho da aluna como o melhor entre os três vencedores paulistas. As produções vencedoras programa, que terminou na última semana, serão publicadas no site http://www.desafiomudancasclimaticas.com.br a partir desta segunda-feira, 23. 

A professora de geografia Andreia Yamamoto orientou Letícia na competição e conta como surgiu a ideia da redação. “Temos um professor de ciências que trabalha constantemente com os temas da reciclagem e do reflorestamento. Então, levamos o assunto aos alunos da escola e à Letícia, que fez uma redação sobre o replantio em uma área da mata ciliar da região”, afirma.

A proposta do desafio era estimular os participantes a apresentar uma produção composta de imagem e texto, tendo como título “O aquecimento global e a minha região – como fazer a diferença?”. As estudantes Amanda de Paula Nogueira, da Escola Estadual Sinharinha Camarinha, de Santa Cruz do Rio Pardo, e Mayara Heloísa Aparecida Alves, da Escola Estadual Clarisse Pelizone de Lima, do município de Platina, também estão entre os vencedores.

Os alunos autores das três melhores produções recebem uma máquina fotográfica digital com recurso de filmagem, um exemplar do livro “Imagens do Etanol Brasileiro” e uma assinatura anual da revista “Horizonte Geográfico”. Os demais finalistas (são dez por Estado) recebem certificados de Menção Honrosa, um exemplar do mesmo livro e revistas “Horizonte Geográfico”, além de terem seus trabalhos publicados no site oficial.

Política Estadual de Mudanças Climáticas

O governador José Serra sancionou, no último dia 9, a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). O principal avanço com a nova legislação é a meta de redução, em todos os setores da economia, de 20% da emissão de gases de efeito estufa até 2020, tendo por base o ano de 2005. “É uma meta ousada que vai implicar em mudanças de comportamento nas áreas privada e pública. O poder público também tem que se programar para isso”, afirmou Serra.

A partir dessa lei, São Paulo trabalha para construir uma nova economia verde. Além da redução da emissão de gases do efeito estufa, serão realizadas ações para aumentar a parcela de fontes renováveis de energia, prevenir e adaptar alterações produzidas pelos impactos das mudanças climáticas e preservar e ampliar os estoques de carbono no Estado.

Secretaria da Educação