Estudante com deficiência visual ganha medalha inédita em torneio de judô nos Estados Unidos

Aluno de 16 anos ficou com o bronze na categoria estudantil até 60 quilos

ter, 18/08/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

O judoca e estudante do Mateus Rodrigues dos Santos, de 16 anos, conquistou uma medalha inédita para o Brasil na IBSA, sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos. Estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jornalista Paulo Eduardo Olintho Rehder, em Poá, ele trouxe o bronze e se destacou entre 12 atletas na categoria estudantil até 60 quilos. A IBSA é um torneio para estudantes de 12 a 19 anos dos cinco continentes.

A medalha deixa Mateus mais próximo de realizar o seu sonho: participar dos Jogos Parapanamericanos, em outubro, na Colômbia. “A competição foi muito difícil porque os outros jovens estavam bem treinados, mas acreditei em mim mesmo e fiz o meu melhor”, afirma.

O estudante contou com o apoio dos professores e colegas de escola. “Nossos alunos têm muito potencial e os educadores têm a missão de incentivá-los para além da sala de aula, seja em atividades desportivas ou culturais”, diz o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Coleção de medalhas

Mateus ficou cego aos quatro anos e sua mãe decidiu colocá-lo no judô como uma forma de socialização. A partir de então, ele nunca mais parou. O garoto já conquistou mais de 20 medalhas, foi campeão brasileiro em 2008 e ficou em 3º lugar no Campeonato Paulista, disputado neste mês. Também venceu a Liga Sul-Mineira e o Brasileiro na categoria pré-juvenil, em 2006.

Ele já foi tema de um documentário feito pelos próprios alunos da escola onde estuda. O filme ficou entre os finalistas do 1º Festival de Cinema da Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, premiação criada como parte do Programa Cultura é Currículo, da Secretaria de Estado da Educação.

Da Secretaria da Educação