Estresse estimula interesse de mulheres por doce

Estudo da USP mostrou que mulheres estressadas têm sete vezes mais chances de desenvolver a Dependência de Substâncias Doces (DSD)

seg, 06/05/2013 - 11h02 | Do Portal do Governo

Estudos comprovam: estresse em mulheres potencializa a vontade de comer doces. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que mulheres estressadas têm sete vezes mais chances de desenvolver a Dependência de Substâncias Doces (DSD), também conhecida como fissura por alimentos doces.

– 
Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo foi realizado pela aluna de mestrado Danielle Marques Macedo, sob orientação da professora Rosa Wanda Diez Garcia, do Departamento de Nutrição e Metabolismo da FMRP. A amostra do estudo foi composta por 31 mulheres com estresse e 26 mulheres sem estresse. A maioria das mulheres com DSD afirmou que comem doces para se sentirem melhor (ou para mudar o estado de humor).

Segundo Danielle, as principais características das mulheres com estresse foram: baixa escolaridade, baixa renda sócio-econômica, presença de problemas conjugais e insatisfação com o ambiente de trabalho. Foram selecionadas 57 mulheres saudáveis de 20 a 45 anos e com o IMC (Índice de Massa Corporal) na faixa de sobrepeso.

Do Portal do Governo do Estado