Estradas: Vianorte e Ambient plantam mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Serão plantadas 100 mudas de árvores nativas regionais na altura do quilômetro 334,6 do Anel Viário Norte de Ribeirão Preto

seg, 05/06/2006 - 8h46 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em Ribeirão Preto (SP), nesta segunda-feira (5/06), a partir das 9 horas, a concessionária de rodovias Vianorte e a empresa Ambient plantarão 100 mudas de árvores nativas regionais na altura do quilômetro 334,6 do Anel Viário Norte de Ribeirão Preto (SP-328 – Rodovia Alexandre Balbo).

O local deste plantio, às margens do ribeirão Preto e em frente à sede da Ambient, estava degradada e foi escolhida pelas empresas parceiras para um projeto de recomposição de mata ciliar – a área total tem 3,65 hectares. Com as 100 mudas desta segunda-feira, o projeto chegará a 3.000 unidades plantadas. O objetivo é plantar 6.000 até o final de 2006.

Crianças do projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”, mantido pela ONG Associação Desportiva Pró-Esporte e que tem patrocínio da Vianorte, participarão do plantio. Serão 46 estudantes entre 7 e 13 anos da EEEF (Escola Estadual de Ensino Fundamental) “Jesus Guilherme Giacomini”, do bairro Jardim Marchesi, e da escola EE (Escola Estadual) “José Pedreira de Freitas”, da Vila Viriginia. Alunos da 8ª série da Escola Municipal “Alfeu Gasparini” que participam do programa “Água Limpa, Saúde para Todos”, desenvolvido pela Ambient desde 2005, também participarão do plantio.

“Fazemos plantios quase que diários desde que assumimos o compromisso de doar 6.000 mudas para a recuperação da mata ciliar do ribeirão Preto. Continuaremos até atingir o número total proposto”, afirma o gerente de Projetos e Meio Ambiente da Vianorte, Gilson Tadeu Rodrigues. Entre as espécies plantadas estarão mudas de Embaúba, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Aroeira, Goiabeira, Anjico Branco, Seringueira, Cajueiro, Pitangueira, Pau-Brasil, todas cultivadas em viveiros próprios da cidade e da região.

O diretor presidente da Ambient, empresa responsável pelo tratamento do esgoto de Ribeirão Preto, Paulo Roberto de Oliveira, acredita que “por meio de incentivos como este plantio é possível colaborar para formar futuros cidadãos conscientes e preocupados com a preservação do meio ambiente”. Ele salientou que a Ambient, dentro de seu compromisso como preservadora do meio ambiente, trabalha também na utilização racional dos recursos hídricos e ambientais, estimulando a reutilização da água tratada e desenvolvendo projetos de uso do lodo gerado na estação de tratamento, como biossólido na plantação de cana-de-açúcar. O prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini, e outras autoridades locais estarão presentes na atividade. Logo após o plantio será servido um café da manhã na sede da Ambient.

Assessoria de imprensa

fone:(11)3641-6920 ou 3641-6921