Estradas: Via Anchieta ganha asfalto feito à base de borracha de pneu usado e triturado

Obras de recuperação foram realizadas na serra, em trecho danificado pelo volume de tráfego pesado e pelas chuvas

ter, 30/05/2006 - 12h12 | Do Portal do Governo

A Ecovias reabriu para o tráfego o trecho de serra da Via Anchieta, após quatro meses de obras. São 30 quilômetros (em duas pistas) entre os quilômetros 40 e 55, os quais receberam asfalto-borracha e ganharam nova sinalização horizontal. O pavimento é preparado à base de pneus inutilizados e triturados e tem vida útil quase 40% maior que o asfalto convencional. Além disso, é mais confortável para o motorista, porque provoca menos atrito e propicia maior aderência, característica que reduz as possibilidades de derrapagens e de spray (respingos) causado pelos pneus, comuns em dias de chuva. A Ecovias (concessionária que administra o sistema Anchieta – Imigrantes) investiu R$ 7,3 milhões para recuperar o trecho. A obra absorveu 27,6 mil toneladas de asfalto: 16,3 mil toneladas do produto de borracha e 11,3 mil toneladas do convencional. Pela Anchieta trafegam, diariamente, mais de 20 mil caminhões, que levam boa parte da produção brasileira ao Porto de Santos.

As pistas da Via Anchieta foram construídas em concreto na década de 40 e refeitas nos anos 70. Para revitalizar o pavimento, danificado pelo volume de tráfego pesado e pelas chuvas constantes na região, a concessionária retirou, no ano passado, as placas de concreto comprometidas, para efetuar neste ano as obras de recapeamento com o asfalto-borracha. A remoção das placas implicou intervenções profundas nas diversas camadas do pavimento. Muitas delas não tinham qualquer função, pois não haviam sido substituídas desde a inauguração da pista. As obras exigiram a interdição de parte da pista. Para não prejudicar os motoristas, a Ecovias reservou uma faixa para descida de caminhões (que somente chegam a Santos pela Anchieta), com subida feita pela Rodovia dos Imigrantes.

Novos trechos – Finalizada a obra no trecho de serra, a Ecovias inicia o recapeamento, cobertura com asfalto-borracha e instalação de sinalização na marginal sul da Via Anchieta, no trecho de Baixada, entre os quilômetros 58 e 65, sempre de segunda-feira a sábado, das 6 às 18 horas. A pista opera normalmente em mão dupla. Em virtude disso, durante o período dos trabalhos, o tráfego na região fluirá somente por uma faixa. Para evitar transtornos aos usuários do Sistema Anchieta – Imigrantes, será proibido o uso do acostamento para estacionamento de veículos, principalmente caminhões. A Polícia Militar Rodoviária cuidará da fiscalização do local. Em julho, as obras ocorrerão na pista marginal norte, entre os quilômetros 10 e 18, no planalto, próximo a São Bernardo do Campo. As obras estão previstas para começar no período de férias escolares, quando a circulação de veículos nessa região urbana diminui, principalmente nos horários de pico. A concessionária investirá nesses trechos R$ 3,5 milhões em 2006.

Da Agência Imprensa Oficial