Estradas: Tráfego na Anhangüera será alterado na ponte sobre rio Sapucaí

Alteração será a partir das 8 horas desta segunda-feira, dia 15

sex, 12/05/2006 - 15h47 | Do Portal do Governo

A concessionária Vianorte alterará, nesta segunda-feira (15/05), a partir das 8 horas, o tráfego sobre a ponte do rio Sapucaí, localizada na altura do quilômetro 389 da Rodovia Anhangüera (SP-330). O trânsito de veículos estava sendo feito em dois sentidos de mão de direção, nas pistas Norte (sentido Ribeirão Preto-Uberaba) e Sul (sentido Uberaba-Ribeirão Preto), utilizando apenas uma faixa de rolamento em cada pista. Agora todo tráfego será desviado para a pista Sul, que passará a ter duas mãos de direção sobre a ponte, que fica entre São Joaquim da Barra e Guará (SP).

A alteração no fluxo de veículos será necessária para que a Vianorte retome os trabalhos de alargamento da ponte na Pista Norte, bem como as obras de recuperação do pavimento do trecho. A Diretoria de Engenharia da Vianorte finalizou as obras de melhorias nas fundações da ponte na Pista Sul. Toda estrutura sob a água recebeu reforços, com implantação de estacas-raiz e bases em concreto armado, a fim de aumentar a vida útil da ponte e a segurança dos usuários.

Obras deste tipo são normalmente demoradas, haja vista que o trabalho é feito sob a água e à mercê de imprevistos como, por exemplo, rochas profundas fraturadas, por onde escorre o concreto lançado. Além disso, as chuvas, em maior quantidade neste ano, prejudicaram o andamento dos trabalhos, que devem ser concluídos este ano.

A velocidade máxima neste trecho é de 40 km/h. Segundo o supervisor de Tráfego da Vianorte, José Renato Guida Motta, os motoristas têm papel fundamental no quesito segurança neste trecho. “Haverá sinalização especial e suficiente para alertar os usuários sobre as mudanças de tráfego e a velocidade reduzida naquele ponto. Mas é necessários que todos trafeguem com cuidado e atenção pelo trecho em obras”, afirma. A concessionária colocará mensagens de alerta nos PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) espalhados em seus trechos. Além disso, os arrecadadores dos pedágios da Anhangüera avisarão os motoristas sobre as obras.