Estradas: Renovias homenageia mães no domingo

Mães receberão botões de rosa ao passarem por pedágios

sex, 12/05/2006 - 17h49 | Do Portal do Governo

Neste domingo (14/05), quando será celebrado o Dia das Mães, a Renovias prestará sua homenagem às mulheres. A partir das 7 horas do domingo, todas aquelas que passarem pelas Praças de Pedágio Jaguariúna, Estiva Gerbi e Espírito Santo do Pinhal receberão botões de rosa. Serão distribuídas 30 mil rosas. Desde 2000, a Renovias homenageia as mulheres em comemoração ao Dia das Mães. As flores, adquiridas sob a forma de permuta junto aos organizadores da Expoflora, serão distribuídas ao longo do domingo até se esgotarem.

A mais antiga celebração às mães vem dos tempos da Grécia antiga. Mas a definição de uma data veio dos Estados Unidos. Em 1907, depois de ter perdido a mãe e mergulhado em grande depressão, a norte-americana Ana Jarvis iniciou campanha para instituir o Dia das Mães.

Algumas amigas de Ana fizeram uma festa com a intenção de perpetuar a memória de sua mãe. Mas Ana desejava que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração se alastrou pelo país e, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Wilson. No Brasil, a data é celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

O Sistema Renovias é formado por cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), numa extensão de 345,6 quilômetros.