Estradas: DER e Dersa realizam operação especial para o feriado do Dia da Consciência Negra

Usuários devem programar viagens e evitar horários de pico nas rodovias

sex, 17/11/2006 - 11h53 | Do Portal do Governo

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Dersa Desenvolvimento Rodoviário S/A iniciam nesta sexta-feira (17) a Operação Dia da Consciência Negra nas rodovias paulistas. O esquema, que se estende até segunda-feira (20), envolverá principalmente as rodovias Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70), Rodoanel Mário Covas (SP-21), Tamoios (SP-99), Mogi-Bertioga (SP-98), D. Pedro I (SP-65), Oswaldo Cruz (SP-125), Rodovia Litorânea (SP-55) e Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123).

A Operação Feriado objetiva minimizar os impactos do elevado fluxo de veículos, aumentar a segurança no tráfego e informar aos usuários a situação das rodovias antes e durante a viagem.

Mais de 800 funcionários – entre técnicos e operadores de tráfego – estarão de plantão com 237 viaturas prestando serviços de guincho, primeiros socorros e apoio ao tráfego, além de realizarem o atendimento do Disque Dersa/DER – 08000-555510 – e nos Centros de Controle Operacional (CCOs) das Unidades Básicas de Atendimento (UBAS) e do SAU (Sistema de Atendimento ao Usuário). A Polícia Militar Rodoviária também intensificará seu efetivo durante o feriado.

Previsão de tráfego

Durante os feriados prolongados as rodovias registram aumento médio de 30% no tráfego.

Ayrton Senna / Carvalho Pinto (SP-70): 110 mil veículos

D. Pedro I (SP-65): 45 mil veículos

Tamoios (SP-99): 54 mil veículos

Mogi-Bertioga (SP-98): 36 veículos

Oswaldo Cruz (SP-125): 17 mil veículos

Rodovia Litorânea (SP-55): 170 mil veículos

Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123): 23 mil veículos

Horários de pico

Os horários de maior movimento são entre 15 horas de sexta-feira e 2 horas de sábado e entre 7 e 16 horas do sábado. No retorno, segunda-feira, os usuários devem evitar as rodovias entre 12 e 2 horas de terça-feira.

Câmeras on-line

Os usuários poderão programar as viagens e saber as condições das estradas por meio de imagens on-line das 32 câmeras instaladas ao longo das rodovias. As câmeras podem ser acessadas pelos sites www.dersa.sp.gov.br e www.der.sp.gov.br. As imagens são atualizadas automaticamente a cada 20 segundos.

Operações especiais

Devido aos impactos provocados pelo elevado fluxo de veículos estão programadas as seguintes intervenções especiais para aumentar a fluidez do tráfego:

· Tamoios: os usuários devem redobrar a atenção entre os km 7 e 8, nos dois sentidos da pista, devido às obras de implantação de uma passagem subterrânea no local. O desvio está devidamente sinalizado. Nos pontos de estreitamento das pontes no km 18 (Jambeiro) e km 28 (Paraibuna) será realizada operação “Pare e Siga” se houver lentidão. No trecho de Serra (a partir do km 64) será implantada uma faixa adicional para a descida, entre 12 horas de sexta-feira e 18 horas do sábado, aumentando a capacidade da rodovia. No km 34 haverá atendimento no Posto de Informações do DER.

· Mogi-Bertioga: na altura do km 81 (Bertioga), onde existe estreitamento de pista, será realizada operação “Pare e Siga” se houver lentidão. Do km 80 ao 77,5, na pista sentido Norte, será liberado o uso do acostamento no retorno. O Posto de Informações fica localizado no km 59.

· Rodovia Litorânea (SP-55): no acesso à Riviera de São Lourenço e no Trevo de Itanhaém serão executadas medidas operacionais para maior segurança e fluidez do tráfego. No trecho entre a rodovia Mogi-Bertioga e a Riviera de São Lourenço – do km 212 ao 214 – será liberado o acostamento para o tráfego conforme a demanda. O Posto de Informações está localizado no Portal da Riviera de São Lourenço, no km 211.

  · Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123): na altura do km 30, sentido Campos do Jordão, por conta da obra de recuperação do acostamento, o tráfego fluirá somente em duas faixas de rolamento. O Posto SAU fica localizado no km 8,5.

Os serviços de conservação de rotina serão suspensos nas rodovias com maior volume de tráfego nos fins de semana.

Da Secretaria dos Transportes