Estradas: Colinas realizou a quarta ação preventiva para motociclistas

No total, 154 motos foram abordadas para colagem de adesivos refletivos

qua, 17/05/2006 - 21h01 | Do Portal do Governo

A Colinas realizou na última sexta-feira, dia 12, das 08h00 às 12h00, no km 66 da SP075, rodovia Santos Dumont, nos dois sentidos, região de Campinas, a quarta ação da campanha Responsa-Habilidade, voltada aos motociclistas.

No total 154 motos foram abordadas para colagem de adesivos refletivos. Foram realizadas 23 repinturas de placas e 15 trocas de lâmpadas, além da distribuição de folders explicativos com dicas de segurança para o motociclista.

Os adesivos refletivos foram doados pela empresa 3M do Brasil. Marcelo Barbosa Lima, do departamento de Sistemas para Segurança do Tráfego, esteve no local e lançou uma proposta para o Gestor de Tráfego da Colinas, Francisco Pires que acenou positivamente. “A idéia é estruturar um projeto piloto a partir dessa ação da Colinas com os nossos adesivos . Essa ação é importante e certamente servirá para outras concessionárias”, disse Lima.

Com essa quarta ação o número de motociclistas atendidos chegou a 830 desde o início do ano, nos km 66 e 37 da SP075. Mais uma vez essa ação contou com a parceria da PMRv – Polícia Militar Rodoviária. Na opinião do tenente Vidal, “o projeto piloto da empresa 3M e da concessionária Colinas só pode colaborar ainda mais com o trabalho da Polícia Militar”.

Representantes da EAG – Empresa de Apoio e Gerenciamento, da Artesp – Agência Regulados dos Transportes do estado de São Paulo também visitaram a ação.

As ações preventivas fazem parte do PRA – Programa de Redução de Acidentes. Houve queda de ocorrências com motos e redução de vítimas fatais decorrentes desse tipo de acidente.

Vítimas de acidentes c/ motos, tanto a média mensal quanto a média anual diminuíram.

2004 – 430 feridos

2005 – 410 feridos

Vítimas fatais – acidentes c/ motos.

2004 – 24

2005 – 22

O Gestor de Tráfego da concessionária Colinas, Francisco Pires, acredita que as ações preventivas influenciam positivamente na redução de acidentes com motos no balanço final desse ano, dado o resultado de 2005 em relação a 2004. “São ações educativas que conscientizam e disciplinam os usuários. Até aqui os resultados estão relativamente bons e esperamos melhorar”, comenta Pires.