Estradas: Campanha da Renovias atende mais de 500 usuários

"Bate Coração" integra o Programa Saúde do Caminhoneiro

ter, 16/05/2006 - 20h27 | Do Portal do Governo

A Renovias promoveu, de 8 a 12 de maio, mais uma etapa da Campanha Bate Coração, que integra o Programa Saúde do Caminhoneiro. Foram atendidos 519 usuários no Posto e Restaurante RVM (SP-340 km 160), em Mogi Mirim. O que mais chamou atenção das equipes de saúde, nesta edição da campanha, foi o alto percentual de pacientes que admitiram ter alimentação irregular.

Do universo de caminhoneiros, 79,4% disseram se alimentar principalmente de carne vermelha, gordura e fritura, ingerindo pouca água. “Como o principal foco da campanha é oferecer orientação sobre doenças arteriais coronárias, precisamos lembrar que esse tipo de alimentação colabora para o surgimento de doenças do coração”, ressalta o coordenador da campanha, o médico Eli Paulo Colombo Filho. Por isso, além do atendimento, o usuário recebe cartilha com explicações sobre fatores de risco de doenças do coração e dicas de como ter alimentação saudável.

Entre os caminhoneiros atendidos, também foi constatado que 68,7% estão acima do peso, o que está diretamente ligado à qualidade dos alimentos ingeridos, e 66,9% admitiram não terem como hábito a prática de atividades físicas. Além disso, 28,3% contaram dormir menos de oito horas diárias e 61,4% ingerem bebida alcoólica regularmente.

O exame de eletrocardiograma mostrou alteração em 5,6% dos motoristas de caminhão, a aferição de pressão arterial sugeriu atenção em 37,7% deles e o teste de glicemia (que pode indicar risco de diabetes) estava alterado em 8,6%. Dos caminhoneiros atendidos, a maioria (56,2%) têm idade acima de 41 anos.

A campanha está focada no caminhoneiro porque o profissional passa a maior parte do tempo na estrada e tem pouco tempo para tratar de outros assuntos, inclusive os ligados à saúde. O Bate Coração oferece gratuitamente a usuários consulta médica, com realização de eletrocardiograma, teste de glicemia e aferição de pressão arterial, além de dicas para prevenção ao diabetes, câncer de pele, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), cuidados com postura e circulação sangüínea. A campanha foi criada em 2002 e já atendeu mais de sete mil usuários.

O Sistema Renovias é formado por cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), numa extensão de 345,6 quilômetros.