Estradas: Balanço das ações preventivas da Colinas na Semana Nacional do Trânsito

Colinas recebeu dois prêmios por redução de mortes

ter, 26/09/2006 - 19h46 | Do Portal do Governo

Para comemorar a Semana Nacional do Trânsito a Colinas realizou de 18/9 a 24/9 ações preventivas que costuma realizar todos os meses para seus usuários.

Na segunda-feira, 18, a Colinas recebeu, em São Paulo, dois prêmios da ARTESP – Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo. Um Prêmio Vida por redução de Mortes em 33,9% (todas as classificações) e Prêmio Vida por redução de mortes por atropelamento, em 13,3%.

Na terça-feira, 19, foi realizada a campanha Pedale pela Vida no km 53,5 na SP075, Rodovia Santos Dumont, região de Indaiatuba. No total, 150 ciclistas foram cadastrados e tiveram suas bicicletas adesivadas com refletivos.

Na quarta-feira, 20, a palestra “Custos e Conseqüências de Acidentes no Brasil” foi ministrada pelo Gestor Operacional da Colinas na empresa Arjowiggins, em Salto, para 35 pessoas.

Na quinta-feira, 21, foi a vez da ação Arte no Ponto ser representada, através de esquete, pelos estudantes da E.E. “Therezina da Fonseca Pares”, de Campinas. Eles grafitaram os primeiros pontos de ônibus com mensagens educativas para pedestres e ciclistas que fazem mau uso da passarela. Cerca de 250 crianças da E.E. “Pinheiro Junior” assistiram a apresentação no Temec, em Itu.

Na sexta-feira, 22, a ação Responsa-Habilidade, realizada em parceria com a PMR – Polícia Militar Rodoviária, abordou 82 motos, fez a repintura de 6 placas, a adesivagem de 77 motos e capacetes. A PMR precisou autuar 10 motos e fazer 2 apreensões.

No sábado, 23, foi a vez da Ação Salto de Olho no Trânsito. Essa Blitz educativa, parceria Público/Privado, foi realizada nas mediações da empresa Siemens, no Bairro Pedregulho, em Salto. Saldo da Colinas: 179 motos e capacetes adesivados; 8 repinturas de placas; 11 troca de lâmpadas de lanternas. Saldo da Guarda Civil Municipal: 134 veículos e 70 motos passaram pelo check list preventivo. Foram constatados 32 veículos irregulares e 7 motos com irregularidades.

No domingo, 24, para encerrar a semana, o Sest/Senat de Sorocaba sediou o Alô Caminhoneiro. A ação atendeu 60 caminhoneiros, além da comunidade local, com corte de cabelo, exame de diabetes, aferição de pressão arterial, orientação bucal, acuidade visual e show musical com a dupla Eduardo e Adriano, além das atividades preparadas pelo Sest/Senat, parceiro dessa ação.

Essas ações preventivas fazem parte do PRA – Plano de Redução de Acidentes da concessionária.

Da Secretaria dos Transportes