Estrada: Sistema Renovias estima fluxo de 95 mil veículos no Carnaval

Cerca de 95 mil veículos deverão passar pela Praça de Pedágio Jaguariúna (SP-340 km 123), no sentido Campinas/Sul de Minas

sáb, 10/02/2007 - 12h59 | Do Portal do Governo

Durante o feriado prolongado de Carnaval, 95 mil veículos devem passar pela Praça de Pedágio Jaguariúna (SP-340 km 123), no Sentido Campinas/Sul de Minas (Pista Norte). A operação especial da Renovias acontece de zero hora de sexta (16/02) a 24 horas de quarta-feira (21/02).

Segundo o gerente de operações de tráfego, engenheiro Rogério Bahú, os motoristas devem evitar viajar nos horários de maior movimento, tendo, assim, uma viagem mais tranqüila. Os horários de pico na saída devem se concentrar entre 16 e 21 horas do dia 16 e entre 9 e 13 horas do dia 17. No retorno, evite viajar entre 17 e 21 horas da terça-feira (20/02).

No feriado de Carnaval, o principal alerta nas estradas sempre está ligado a bebida alcoólica. “Álcool e direção não combinam pois, mesmo em pequena quantidade, o álcool compromete a capacidade de dirigir com responsabilidade”, alerta Bahú. “Se quiser beber, o motorista deve abrir mão da direção e pedir que outra pessoa assuma o volante.”

Especialistas alertam que a bebida prejudica as funções motoras e os reflexos, reduz a capacidade e a rapidez de raciocínio e diminui a percepção. Para se ter uma idéia, duas latas de cerveja ou duas taças vinho já alteram no motorista a percepção de velocidade e distância e, conseqüentemente, cresce o risco de acidente.

Além de tomar esses cuidados, antes de viajar, programe a viagem e providencie a revisão do veículo. Na estrada, respeite os limites de velocidade e a sinalização. “Dessa forma, diminuem-se os riscos para motoristas, passageiros e pedestres”, ressalta o gerente.

O Sistema Renovias é formado por cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), numa extensão de 345,6 quilômetros.

Da Assessoria de Imprensa do Sistema Renovias

(R.A.)