Estrada rural em Regente Feijó é recuperada

Obra foi inaugurada pelo secretário Xico Graziano e ajudará na preservação ambiental

sex, 09/01/2009 - 11h28 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo está disponibilizando R$ 10 milhões, através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, para o programa de plantio de árvores em todo o estado, no âmbito do Projeto Estratégico “Mata Ciliar”. Essa informação foi divulgada na quarta-feira, 7, pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, durante a inauguração de um trecho recuperado de 30 quilômetros da Estrada da Noite Negra, estrada vicinal, que inicia no km 555 da Rodovia Raposo Tavares, na divisa dos municípios paulistas de Regente Feijó e Anhumas, no extremo oeste do Estado, e se localiza próximo a nascente do rio Santo Anastácio, importante manancial da região.

A inauguração do trecho recuperado da Estrada da Noite Negra, no bairro da Paineirinha, na cabeceira do Santo Anastácio, com investimentos de R$ 2,2 milhões, faz parte do programa “Melhor Caminho”, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo – CODASP, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, para a recuperação de estradas rurais, que representam grande fator de erosão e assoreamento dos córregos.

Durante o evento aconteceu à apresentação do projeto piloto desenvolvido pela CODASP em parceria com a SMA visando à preservação de áreas degradadas e recuperação das matas ciliares do Santo Anastácio, que abastece boa parte dos 200 mil habitantes de Presidente Prudente.

Para Graziano, os resultados obtidos na recuperação da estrada rural em Regente Feijó, de forma ambientalmente sustentável, procurando não só evitar novos deslizamentos de solo como também proteger os rios e ampliar sua vazão, servirão de exemplo para todo o Estado. O secretário afirmou que o próximo passo será o plantio de árvores nas áreas ciliares, no âmbito do Projeto Mata Ciliar. “Estas ações promoverão, de forma completa, a recuperação ambiental de áreas degradadas, que resultará em ganhos expressivos para as futuras gerações”, disse. Graziano enfatizou, também, que atualmente a Agenda Verde, que se soma à Agenda Azul, faz parte das preocupações dos agricultores: “Quem é da roça sabe da importância dessas duas agendas, verde e azul”. E complementou, lembrando que o projeto desenvolvido na região é resultado do trabalho conjunto realizado por agricultores, ONGs, prefeituras e defesa civil, além dos órgãos estaduais.

Participaram do evento o prefeito de Regente Feijó, Arlindo Eduardo Fantini, o presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema – Unipontal, Marco Rocha, e o diretor do Centro Regional 10 da SMA, Luis Fernando de Jesus Tavares, entre outros.

Da Secretaria do Meio Ambiente