Estiagem afeta abastecimento em Várzea Paulista

Alerta é da Sabesp

qui, 01/06/2000 - 18h35 | Do Portal do Governo

A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, preocupada com a questão da estiagem e os altos índices de consumo verificados no município de Várzea Paulista, está modificando o esquema de fornecimento de água local, com o objetivo de abastecer a população de forma equânime. Tudo porque a falta de chuvas está comprometendo a vazão do córrego do Urso, junto à captação do Clube de Campo. Para isto, desde esta quarta-feira, dia 31 de maio, alguns bairros passarão a sofrer interrupções no fornecimento de água durante os seguintes períodos:

Cidade Nova e América I, II e III – interrupção das 17 às 9 horas, sendo 16 horas sem água para 32 horas com água;

Jardim Paulista – interrupção das 8 às 16 horas, diariamente, com abastecimento normal no período noturno;

Palmeiras, Cruz Alta, Portal das Hortênsias, Bela Vista e Jardim Mirante – interrupção das 8 às 17 horas, diariamente (exceto para partes altas, como Portal das Palmeiras e Cruz Alta, onde a normalização do abastecimento acontecerá a partir das 22 horas);

Jardim Bertioga – interrupção das 22 às 8 horas, para as ruas Brinco de Princesa, Dracenas, Cinerarias e parte baixa da rua das Bromélias; e das 8 às 22 horas para as ruas Caliandras, Hibisco e Alocacias;

e Santa Terezinha e Maria de Fátima (parte) – interrupção das 22 às 8 horas.

Vale ressaltar que estas medidas são preventivas e emergenciais e que a Sabesp optou por esta alternativa racional, buscando evitar um colapso na área de captação. Assim que o volume de água bruta apresentar níveis mais elevados, a empresa acredita que poderá retomar a normalização integral do abastecimento para todos os bairros da cidade.
Diante desta situação atípica, com um período de estiagem historicamente mais longo, a Sabesp recomenda aos moradores pequenas mudanças em atividades cotidianas, que podem contribuir para minimizar os impactos das medidas acima definidas. Alguns exemplos de desperdício que podem ser evitados são:

– varrer a calçada com mangueira;
– escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta;
– ensaboar louças com a torneira aberta;
– tomar banhos demorados;
– lavar carro com mangueira; e
– regar jardim e flores em horários de forte insolação.

O ideal seria que não só os moradores dos bairros afetados, e sim todos os moradores de Várzea Paulista utilizassem racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais, evitando, inclusive, o estocamento do produto.