Estatística: Secretaria de Segurança Pública constata avanços na segurança no 1º trimestre

Os crimes tidos como violentos apresentam índices em queda pelo quarto trimestre consecutivo

qui, 04/05/2006 - 11h28 | Do Portal do Governo

As estatísticas da criminalidade no Estado de São Paulo, no primeiro trimestre deste ano, trazem resultados positivos em relação ao mesmo período de 2005; refletindo, desta forma, o avanço no trabalho policial, bem como nas práticas adotadas pelo Estado de São Paulo para coibir o crime e, conseqüentemente, aumentar a segurança.

Os crimes tidos como violentos, tais como homicídios dolosos, latrocínios, roubos, estupros e extorsão mediante seqüestro apresentam índices em queda pelo quarto trimestre consecutivo. Em comparação ao 1º trimestre do ano passado, houve redução de 2,6% no Estado; 1,6% na Capital; 6,1 % na Grande São Paulo e 1,7% no Interior, retornando ao mesmo patamar de 1998.

Os homicídios atingem uma notória melhoria em seus índices, porque continuam a cair no Estado; haja vista a redução de 27,08% se analisado o mesmo período de 2005, o que significa, na prática, menos 597 mortes. Apesar de na Capital e na Grande São Paulo também terem sido detectadas as quedas de 27,92% e 23,47%, respectivamente, a grande novidade refere-se ao Interior, cujo resultado ficou 29% abaixo do mesmo período observado no ano passado.

Os esforços da Secretaria da Segurança Pública no combate à criminalidade fica evidente se percebida a grande diminuição deste crime nos últimos oito anos (de 1996 a 2006), totalizando de 60%.

Para ver o mapa completo das estatísticas do primeiro trimestre deste ano e dos anos anteriores, clique aqui ou acesse o site da Secretaria da Segurança Pública, no endereço eletrônico http://www.ssp.sp.gov.br/estatisticas/