Estatais paulistas Prodesp e Sabesp são premiadas pela Revista Exame

As duas companhias do Governo do Estado de São Paulo foram as únicas empresas públicas na lista das 20 melhores empresas do País

qui, 30/06/2016 - 16h04 | Do Portal do Governo

Duas empresas do Governo do Estado de São Paulo foram premiadas pela revista Exame, no ranking ‘Melhores & Maiores Empresas do Brasil’. A Prodesp, empresa de tecnologia da informação que é a gestora do Poupatempo, foi eleita a melhor no setor de Indústria Digital. Já a Sabesp, de saneamento, foi premiada como a melhor em infraestrutura.

As duas companhias paulistas são as únicas empresas públicas entre as 20 melhores empresas do ano eleitas pela revista, que concedeu o prêmio de Empresa do Ano à Telefônica, sucessora privada da antiga estatal paulista Telesp, de telefonia, privatizada em 1998 junto com o sistema Telebrás. Os critérios de escolha das melhores comparam resultados em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação no mercado e produtividade do empregado.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participou da cerimônia de entrega do prêmio, em São Paulo, e cumprimentou os vencedores garantindo que o pior momento da crise econômica já passou, mas destacou que o País vive um momento em que a gestão é fundamental, tanto nas empresas privadas como no setor governamental.

O presidente da Editora Abril – que edita a revista Exame -, Walter Longo, disse que as empresas vencedoras do prêmio deste ano “são super empresas, e seus dirigentes, super-heróis, considerando o período recente de queda na produção, incerteza política, inflação em alta e oscilações bruscas de humor no mercado financeiro.”

O presidente da Prodesp, Célio Bozola, disse que o prêmio, inédito nos 47 anos da empresa, “é um reconhecimento do desempenho financeiro decorrente de maior rigor na administração interna e maior proximidade com os clientes, que resultou na ampliação do uso da tecnologia da informação em projetos de melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão.” Ele enfatizou os investimentos da Prodesp em novas tecnologias e deu como exemplo o SP Serviços, a loja de aplicativos móveis do Governo do Estado de São Paulo, que já reúne mais de 30 aplicativos que colocam uma série de serviços públicos no celular do cidadão.

“Depois de quase triplicar o tamanho do Poupatempo, que hoje tem 71 unidades em funcionamento, nossa prioridade agora é ampliar os serviços ao cidadão por meio de novas tecnologias, especialmente via celular, com aplicativos que facilitam a vida e poupam o tempo das pessoas”, informou Célio Bozola.

O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, comemorou o prêmio de melhor empresa em infraestrutura, dizendo que “é resultado de um pouquinho de sorte e muito trabalho”.

Segundo a revista Exame, no ano passado, as 500 maiores empresas faturaram o equivalente a 691 bilhões de dólares, com queda de 4,6% em relação ao ano anterior, e rentabilidade média sobre o patrimônio de -4,9%, a pior taxa da história.

A Prodesp, criada em 1969 para ser a empresa de informática do governo de São Paulo, lucrou 24,3 milhões de dólares em 2015 e teve rentabilidade de 16,4%, bem acima da média. Já a Sabesp, mesmo após a crise hídrica, lucrou 402,4 milhões de dólares, com rentabilidade de 9,9%, também acima da média total.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 494 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral que atendem mais de 171 mil cidadãos por dia. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários.

Do Portal do Governo do Estado