Estão abertas inscrições para oficinas culturais em todo o Estado

Dança, fotografia, teatro, artes plásticas são alguns dos temas dos cursos gratuitos

seg, 04/10/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A partir da segunda-feira, 4, estão abertas as inscrições para as cerca de 700 atividades programadas pela Secretaria da Cultura para este final de 2010 nas oficinas culturais do Estado. Serão oferecidas cerca de 24 mil vagas para cursos de artes plásticas, história em quadrinhos, cinema, teatro, dança, circo, literatura, música e audiovisual, entre outros. O objetivo é formar novos públicos, capacitar pessoas que trabalham diretamente com cultura e colaborar para a pesquisa e experimentação das diversas linguagens artísticas.

“As oficinas culturais estão entre os mais importantes programas da Secretaria e, desde 1986, já formaram grandes artistas”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. “Nosso objetivo é continuar melhorando sua qualidade e, se possível, sua amplitude.”

A história das oficinas culturais começou em 1986, quando a secretaria da Cultura inaugurou a Oficina Cultural Três Rios – rebatizada em 1990 como Oswald de Andrade. Desde então, os cidadãos paulistas passaram a ter acesso a cursos gratuitos num vasto universo cultural. O modelo deu tão certo que as oficinas culturais se espalharam por todo o estado. Hoje, as 15 oficinas localizadas no interior e litoral contemplam 312 municípios e as oito da capital fecham o círculo na Grande São Paulo.

A administração do programa, a partir do segundo semestre de 2010, é realizada pela Secretaria da Cultura em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura, responsável também pelo gerenciamento da Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa, Casa Guilherme de Almeida, Biblioteca São Paulo, todos equipamentos culturais do Governo do Estado.

Na programação da Capital, destacam-se as atividades da tradicional Oficina Oswald de Andrade, com a participação de personalidades do meio cultural e artistas como André Garolli, Zécarlos Machado, Mario Vitor Santos, Wanderley Martins, Antônio Araújo, André Douek, Philippe Barcinski, Sandro Borelli, Denise Weinberg, Beth Lopes e Ângela de Castro.

Para as cidades do interior, são mais de 18 mil vagas para oficinas em São José dos Campos, Ribeirão Preto, Limeira, São José do Rio Preto, Iguape, Bauru, Sorocaba, São João da Boa Vista, Campinas, Araraquara, Santos, São Carlos, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente.

Os interessados podem se inscrever diretamente nas oficinas e devem observar os critérios de seleção de cada atividade, como idade e conhecimentos prévios dos temas.

A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.

Da Secretaria da Cultura