Estão abertas inscrições para Festival Estudantil de Teatro

Comissão julgadora selecionará sete peças que serão apresentadas no Teatro Procópio Ferreira

seg, 16/08/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Conservatório de Tatuí abriu inscrições para o XXIII Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp). Podem participar escolas estaduais, municipais e particulares de Ensino Fundamental, Médio e Técnico (inclusive escolas de teatro de nível médio) sediadas no Estado de São Paulo. Os interessados deverão se inscrever até o dia 10 de setembro.

Dos espetáculos inscritos, sete serão selecionados por uma comissão formada por profissionais da área de artes cênicas do Conservatório de Tatuí. Os selecionados – que podem ser das categorias infantil, juvenil ou adulto – receberão ajuda de custo de R$ 2 mil. As peças selecionadas serão apresentadas no palco do teatro “Procópio Ferreira” no período de 16 a 24 de outubro.

Neste ano, o Fetesp irá reforçar o caráter de festividade do evento, iniciado no ano passado. “O festival não tem caráter competitivo. Estamos buscando, mais do que a competição, uma reflexão. Buscamos paradigmas em vez de paradoxos. Assim, acreditamos que as análises e críticas são ouvidas menos com o coração e mais com a cabeça, uma vez que não há obrigação de se classificar os vencedores. Essa é uma tendência que está presente nos principais festivais de teatro do país”, destaca o coordenador geral do Fetesp, Carlos Ribeiro.

Além da mostra principal, o Fetesp contará com a mostra paralela, oficinas voltadas a atores e interessados e palestras técnicas que enfocarão temas como teatro e educação.

As fichas de inscrições e o regulamento completo do 23º Fetesp podem ser acessados no site www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp.

O Fetesp surgiu em 1977, com o I Festival Estudantil de Teatro, de âmbito municipal, criado por Moisés Miastkwosky. O festival detonou um grande movimento teatral na cidade, através das escolas e do recém criado Curso de Teatro do Conservatório de Tatuí. Em 1992, o festival passa a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008). Durante os anos 90 e 00, o evento afirma-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o festival é coordenado por Carlos Ribeiro.

Do Conservatório de Tatuí