Estão abertas as inscrições para o Festival de Campos do Jordão

O maior e mais importante evento de música clássica da América Latina acontece de 4 a 27 de julho

ter, 04/03/2008 - 11h10 | Do Portal do Governo

Estão abertas até 20 de março as inscrições para a seleção de bolsistas para o 39º. Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior e mais importante evento de música clássica da América Latina, que ocorrerá entre 5 e 27 de julho de 2008. O Festival é uma  realização do Centro Tom Jobim, da Secretaria de Estado da Cultura  e tem o patrocínio de Bradesco Prime. O Festival conta com o benefício da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Neste ano serão oferecidas 148 bolsas de estudos para músicos, dos 12 aos 30 anos, nos cursos de instrumentos, prática de orquestra e música de câmara. Os cursos de canto lírico, técnica de gravação, regência e composição são para candidatos entre 20 e 35 anos.

O Maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do Festival, avalia o trabalho com os bolsistas do Festival: “após cinco anos consecutivos, vemos nossos alunos conquistando espaços importantes em várias escolas na Europa, nos Estados Unidos e nas principais orquestras do Brasil e da América Latina. Instituições como Manhattan School of Music, Conservatório de Berna, Orquestra Sinfônica Brasileira e Osesp são algumas das que têm recrutado bolsistas após a participação no Festival de Inverno. Isso prova que o Festival de Campos do Jordão atinge seus objetivos. Vários alunos encontram em julho aqueles que serão seus futuros professores no exterior e conhecem artistas que em pouco tempo passarão a ser seus colegas como profissionais. Outro motivo de grande satisfação é poder trazer mais uma vez o Maestro Kurt Masur para lecionar e reger a Orquestra Acadêmica, que terá seus concertos gravados e editados em CD, como acontece desde 2004.”

Nos últimos anos, com o Prêmio Tim de Melhor CD Clássico em 2006 e o Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Orquestra em 2005, a Orquestra Acadêmica formada pelos artistas do Festival (professores e alunos) é sinônimo de qualidade e de aprendizado de alto nível. As audições para a formação do grupo de bolsistas acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires, Cidade do México, Santiago do Chile e San José de Costa Rica. Também serão selecionados bolsistas através de gravações.

As inscrições podem ser feitas até 20 de marco através do site www.festivalcamposdojordao.org.br. O site www.festivalcamposdojordao.org.br tem ainda todo o repertório das audições, separados por instrumentos, disponíveis para download, assim como todas as informações necessárias para as inscrições.

Aos melhores alunos serão concedidas três bolsas: o Prêmio Eleazar de Carvalho (somente para alunos brasileiros), uma para o Festival de Schloss Pommersfelden na Alemanha e outra para o Festival de Attergau na Áustria.

As audições vão ocorrer nas seguintes datas e locais: 24 de março – Cidade do México – Escuela Superior de Música del INBA; 26 de março –  San José – Costa Rica – Universidad de Costa Rica – Escuela de Artes Musicales; 28 de março – Santiago – Chile – Fundación de Orquestas Juveniles e Infantiles de Chile;- 7 de abril –  Buenos Aires – Argentina – 9 de abril – Porto Alegre – Instituto de Artes – UFRGS; 11 de abril – Rio de Janeiro – Escola de Música Villa-Lobos; 13 de abril – São Paulo – SP, Centro Tom Jobim.

Da Secretaria de Cultura

(I.P.)