Estagiários de “lan houses” em escolas estaduais ganham site

Alunos que tomam conta de laboratórios de informática podem tirar dúvidas e interagir com outros colegas

seg, 25/08/2008 - 19h31 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação criou um site sobre o Acessa Escola (http://www.acessaescola.sp.gov.br/), projeto que transforma as salas de informática de escolas em espécies de “lan houses”, ou seja, abertas em tempo integral para os alunos. Com isso, os estagiários que comandam as salas poderão interagir e ganhar conhecimento atualizado.

A ferramenta pode ser utilizada pelos estagiários selecionados para o programa (até agora 2.100 já foram treinados, para entrar nas salas até o fim do ano), ou por qualquer estudante que tenha dúvidas sobre o projeto.

Além de informações sobre o Acessa Escola, o site traz notícias da rede de educação estadual e informações pertinentes à rotina das escolas, como implementação de programas e oportunidades para os estudantes. Os alunos ainda podem acessar vídeos interativos que esclarecem eventuais dúvidas sobre a monitoria da sala de informática, além de trocar informações com outros monitores por meio de um fórum.

Não há necessidade de o aluno se identificar para acessar o site. Qualquer pessoa pode consultá-lo, incluindo pais e responsáveis que queiram conhecer melhor o projeto.

O Programa

A Secretaria de Estado da Educação selecionará, durante todo o projeto, 12.242 estagiários para os laboratórios de informática de escolas. Cinco mil já foram escolhidos – 2.100 começam até o fim do ano. Todos estão recebendo gratuitamente duas camisetas e uma mochila, para que trabalhem uniformizados.

A carga horária de trabalho é de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio é de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, com salário de R$ 340 mensais. O tempo mínimo de contrato é de seis meses. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

O Acessa Escola irá atingir as escolas estaduais de Ensino Médio em três fases: 600 da capital até fim de 2008 (a previsão inicial era de 500), 1.000 até março de 2009 (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista), 3.000 até final de 2009 (outras cidades da Grande São Paulo e interior) e 3.527 até março de 2010 (todo o Estado), com 12.242 alunos como monitores.

Secretaria da Educação

(C.C.)