Estagiários da Escola Superior de Guerra conhecem programas do Governo Covas

nd

seg, 28/08/2000 - 13h09 | Do Portal do Governo

Estagiários da Escola Superior de Guerra (ESG) estiveram na manhã desta segunda-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, conhecendo as realizações do Governo Covas, por meio de palestra realizada pelo secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita. A visita faz parte da viagem de estudos a todo território nacional, uma das atividades promovidas pela ESG, e tem como objetivo possibilitar aos estagiários a reunião de informações e subsídios necessários para avaliação atualizada da conjuntura nacional.
O secretário fez um breve balanço dos programas destacando, entre eles, a modernização da Polícia, com entrega de viaturas e equipamentos necessários a um trabalho eficaz. Angarita lembrou a diferença entre segurança e violência e disse que, além de dar condições para melhorar a atuação policial, o governador Mário Covas vem desenvolvendo programas específicos de combate à violência atenuando suas causas, como o desemprego, por exemplo. “As Frentes de Trabalho, que geraram 50 mil empregos, e Meu Primeiro Trabalho que introduz os jovens no mercado de trabalho são alguns deles”, exemplificou.
A revolução realizada na área da Educação, os programas habitacionais e investimentos nas regiões mais carentes do Estado também foram abordados pelo secretário. “Democracia e governo sérios fazem isso. Tiram os problemas que outros colocaram debaixo dos tapetes e colocam em cima da mesa para serem resolvidos”, observou Angarita. Ele destacou ainda que o Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado de São Paulo vem tendo investimentos maciços com os recursos obtidos com as privatizações.
O General de Divisão Théo Espíndola, comandante atual da ESG, que acompanha o grupo, falou sobre a importância dessas atividades para avaliação do Brasil. “Temos as informações sobre a conjuntura nacional através de ministros, secretários e outras autoridades ligados ao Executivo dos Estados”, disse. Ele informou que, após a reunião dos dados necessários, é possível elaborar relatório com prognósticos sobre o futuro do país.
Crida em 1949, a Escola Superior de Guerra é um estabelecimento de ensino do Ministério de Defesa. Situada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, ela congrega civis e militares em cursos de grandes temas nacionais. Durante as atividades na escola, os participantes recebem cursos de Política, Relações Internacionais, Estratégia, Prospectiva, Economia, Ciência e Tecnologia, e Planejamento Estratégico, entre outros.