Estado vistoria obras do novo ambulatório de Heliópolis na capital

Unidade de oncologia disponibilizará exames de medicina nuclear, radioterapia e quimioterapia para capital e ABC

sáb, 14/01/2012 - 8h30 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h41)

A comunidade de Heliópolis, na capital, ganhará no primeiro semestre deste ano um novo e moderno ambulatório para tratamento gratuito de pacientes com câncer. A unidade, no complexo do Hospital Heliópolis, terá investimento total de R$ 45 milhões. O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, vistoriaram o local das obras neste sábado, 14.

“Eu quero destacar a importância do novo serviço: 70% dos pacientes do hospital Heliópolis vêm do ABC. Então esse é um hospital metropolitano, com mais de 300 leitos. Esse prédio novo que vai ser inaugurado daqui mais 60, 90 dias, será uma grande referência para câncer. Diagnóstico, tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico, ao lado do Pérola Byington, que vai se tornando uma grande referência para câncer na área ginecológica junto com o ICESP, Instituto de Câncer”, afirmou o governador.

Com área de 5,6 mil metros quadrados, o ambulatório contará com centro de diagnóstico, radioterapia, consultas com especialistas, quimioterapia e até exames de medicina nuclear, que estão entre os mais avançados para diagnosticar tumores em estágios iniciais.

A unidade será composta por um edifício divido em dois pavimentos, interligados por uma passarela metálica. A obra está em fase final, e a Secretaria da Saúde já está providenciando a compra dos equipamentos. O setor de radioterapia será formado por consultórios, áreas de apoio, duas salas para acelerador linear e uma sala de braquiterapia (aparelho emissor de radiação), que poderá atender aproximadamente 4 mil pacientes por mês quando estiver operando com capacidade total.

“Trata-se de um equipamento de saúde fundamental para ampliar o acesso, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ao tratamento dos mais diversos tipos de tumores, com recursos avançados e tecnologia de ponta”, afirma o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

“Assim vamos formando uma grande rede na região metropolitana para tratar uma das doenças que mais cresce no mundo moderno, que são as neoplasias, os vários tipos de tumor, mas que é uma doença curável desde que diagnosticada e tratada corretamente”, lembrou Alckmin.

No local, que fica na rua Cônego Xavier, 276, no bairro do Sacomã, também será implantado o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, equipado por um PET-CT (equipamento de última geração de medicina nuclear), tomógrafos, ressonância magnética, angiografia, aparelhos de raios-X digital, convencional e telecomandado, além de ultrassonografias e mamografia, com capacidade de atendimento de 15 mil pacientes ao mês.

Além disso, haverá laboratórios de análises clínicas e de anatomia patológica, com capacidade de produção de mais de 50 mil exames mensais, 37 consultórios com capacidade para 25 mil atendimentos por mês, sala de procedimentos, farmácia e serviço de quimioterapia com 19 poltronas e capacidade de mil sessões por mês.

O Novo ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis em números:

Capacidade operacional (por mês):

*
4 mil sessões de radioterapia
* 15 mil exames de imagem
* 50 mil exames laboratoriais e de anatomia patológica
* 25 mil consultas médicas
* 1 mil sessões de quimioterapia

Da
Secretaria da Saúde