Estado vai produzir mais dois medicamentos contra rejeição de transplantes

Medicamentos serão distribuídos gratuitamente pelo SUS

seg, 03/12/2012 - 12h19 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Furp (Fundação para o Remédio Popular), vai produzir dois medicamentos contra a rejeição de transplantes em parceria com o laboratório Novartis. Os remédios serão distribuídos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e vão beneficiar cerca de 28 mil pacientes. “Esperamos em um ano estar com os medicamentos fabricados. Vão ser adquiridos pelo Ministério da Saúde e vão atender São Paulo e outros Estados da Federação”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os remédios produzidos serão Micofenolato de Sódio e Everolimo, que são utilizados para evitar a rejeição de rins e coração transplantados. Segundo o superintendente da Furp, Flávio Vormittag, a expectativa é que em poucos anos o laboratório se torne autossuficiente na produção dos medicamentos, uma vez que inicialmente terá a transferência de tecnologia da Novartis.

Para o secretario de Saúde do Estado, Giovanni Guido Cerri, esta é uma grande conquista para a indústria nacional, principalmente para a Furp que é um laboratório estatal e que avançará nos sentidos de infraestrutura e ganho de produção de escala. Guido Cerri ressaltou que o maior ganho é para a população, que vai ter estes medicamentos disponíveis gratuitamente no mercado.

Durante a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital, Alckmin comemorou a marca de 20 bilhões de unidades de medicamentos distribuídas gratuitamente pelo Programa Dose Certa. “O Governo comprou da Furp R$ 2,7 bilhões em remédios, que são distribuídos em 600 municípios do Estado”, concluiu.

Do Portal do Governo do Estado