Estado vai ganhar 200 “supergerentes” de Saúde

Iniciativa inédita tem como objetivo aprimorar gerenciamento em diversas áreas do SUS no Estado

ter, 23/10/2007 - 12h39 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h20

O Governo do Estado promove a partir deste mês um curso inédito de especialização em Gestão Pública em Saúde para cerca de 200 funcionários da Capital e interior. O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Fundação do Desenvolvimento da Administração Pública (FUNDAP), órgão ligado à Secretaria Estadual de Gestão Pública.

“O problema número 1 é a humanização do atendimento, mais do que as filas e a falta de médicos. Esse é um tremendo desafio que a gente têm pela frente”, afirmou o  governador José Serra na aula inaugural do curso, proferida no auditório do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.

O governador dividiu a aula em cinco tópicos, todos ligados à gestão pública do setor. Para começar, Serra fez uma abordagem da promoção da saúde. Em seguida, falou sobre a regulação do sistema, depois sobre o acesso e seu financiamento. Por fim, o governador tratou de discorrer sobre a gestão e o controle do sistema de saúde no país.

Serra citou diversos exemplos dos desafios que o gestor público da saúde enfrenta no dia-a-dia, evocando as experiências do tempo em que ocupou o Ministério da Saúde,  durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, há nove anos. “Até então tinha uma relação relativamente superficial com o setor”, admitiu José Serra.

O Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, reforçou a idéia de que o objetivo do curso é aliar o conhecimento técnico já alcançado pelos alunos com as habilidades na área de gestão. “Sabemos que podemos melhorar muito o serviço público levando conhecimento, ferramentas e sistemas para evitar desperdícios e melhorar a qualidade dos serviços”, disse Beraldo.

Como será o curso

O objetivo do curso é preparar os gestores para atuar em três grandes frentes: capacidade de negociação, gestão da informação e apoio técnico. Entre os temas a serem desenvolvidos pelo curso estão a desburocratização (visando a qualidade do serviço prestado), o sistema orçamentário e financeiro, gestão de pessoas e planejamento, controle e monitoramento do processo de compras (gestão de suprimentos).

O curso terá duração de 360 horas (cerca de 1 ano e 2  meses) e tem como meta treinar funcionários em postos-chave da Secretaria de Saúde, elevando a qualidade do gerenciamento em diversas áreas de atuação. Foram contemplados cerca de 200 servidores das coordenadorias e departamentos regionais de saúde. As aulas serão semanais e divididas em turmas descentralizadas (São Paulo, Ribeirão Preto, Botucatu, Marília e Campinas).

“Esses profissionais serão uma espécie de supergerentes de Saúde. Isso é muito importante não só para a secretaria, mas para a população que é a beneficiária final com serviços de qualidade e boa administração do dinheiro que é dela. É uma iniciativa em que todos ganham”, avalia o secretário Barradas Barata.

Manoel Schlindwein com Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)